Primeiro curso de bacharelado em Inteligência Artificial do Paraná é lançado em Cascavel
A pró-reitora administrativa, Jaqueline Gurgacz Ferreira, explica que, com a crescente demanda por profissionais em IA em diversos setores, desde a indústria até a saúde, educação...
Publicado em
Por Silmara Santos
O Centro Universitário FAG traz um novo marco histórico para o cenário acadêmico: o primeiro curso bacharelado em Inteligência Artificial do Paraná. Uma graduação inovadora, que visa preparar uma nova geração de profissionais para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades oferecidas pela revolução tecnológica. O lançamento oficial ocorreu nesta quinta-feira (07).
A pró-reitora administrativa, Jaqueline Gurgacz Ferreira, explica que, com a crescente demanda por profissionais em IA em diversos setores, desde a indústria até a saúde, educação e finanças, o Centro FAG sai na vanguarda como resposta direta às necessidades do mercado de trabalho atual e futuro.
“A inauguração deste curso pioneiro não apenas fortalece a posição da instituição como um centro de excelência em educação e pesquisa em tecnologia no Paraná, mas também promove a inovação e o desenvolvimento econômico na região”, complementa.
A IA tem se estabelecido como uma das tecnologias mais disruptivas e transformadoras do século XXI, e sua aplicação abrange uma variedade de áreas, incluindo aprendizado de máquina, visão computacional, processamento de linguagem natural e robótica, entre outros.
“Os graduados neste curso estarão preparados para enfrentar os desafios complexos do mercado de trabalho global, enquanto contribuirão para impulsionar a transformação digital e a competitividade do estado em um cenário cada vez mais orientado pela tecnologia”, analisa o diretor de inovação, Mark Reginatto.
O coordenador do curso, Sérgio Mota, salienta que a graduação em IA é reconhecida como uma das profissões do futuro. “Se você tem interesse e desenvoltura com aplicativos, programas, sistemas, sites e até mesmo jogos digitais, este pode ser o curso da sua vida”.
Mota também explica que o curso dispõe de certificações intermediárias: Ao concluir o primeiro ano, o acadêmico receberá o certificado de Aprendizado de Máquina e Data Science; ao fim do segundo ano, recebe o de Processamento de Linguagem Natural e Reconhecimento de Padrões; ao finalizar o terceiro ano, estará certificado em Aplicações Avançadas de Inteligência Artificial; e com o quarto ano concluído, recebe então o diploma de Bacharel em Inteligência Artificial.
Inscrições
As inscrições estão abertas no site. Os 20 primeiros a efetivarem a matrícula para a turma 2024/A, receberão um laptop de última geração para utilizar durante toda a jornada do curso (confira o regulamento).
Campeões Hackathon Show Rural
Anteriormente ao lançamento do novo curso, a mantenedora do Centro FAG, realizou a entrega da menção honrosa aos integrantes dos três grupos vencedores da maratona de inovação – Hackathon Show Rural Digital – realizada no início de fevereiro. Entre 15 equipes, três formadas por alunos e professores das instituições conquistaram os três primeiros lugares.
A equipe AgroFAG ficou em primeiro lugar, apresentando um sistema automatizado para embriões de aves. Em segundo lugar, a equipe GoVeg propôs uma solução para produtores de horticultura conectando-os diretamente com hotéis e restaurantes. A equipe Zenith ficou em terceiro lugar, desenvolvendo um aplicativo para monitorar a qualidade da água em açudes de piscicultura.
“Essas conquistas comprovam, não só a competência técnica dos participantes, mas também o compromisso da instituição com a inovação e o empreendedorismo, refletindo o orgulho da comunidade acadêmica de Cascavel e Toledo. E claro, foi uma motivação a mais para lançarmos a graduação em Inteligência Artificial”, comemora a pró-reitora, Jaqueline Gurgacz Ferreira.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou