AMP
CGE inaugura nova Ouvidoria-Geral em homenagem aos ouvidores e ao Mês da MulherFoto: Gabrielly Pontes/CGE

CGE inaugura nova Ouvidoria-Geral em homenagem aos ouvidores e ao Mês da Mulher

O endereço permanece o mesmo, na Rua Mateus Leme, 2.018, em Curitiba, conjugado à Controladoria-Geral do Estado (CGE). O novo ambiente, separado das outras atividades da......

Publicado em

Por CGN

CGE inaugura nova Ouvidoria-Geral em homenagem aos ouvidores e ao Mês da MulherFoto: Gabrielly Pontes/CGE

Toda pessoa que precisar procurar a Ouvidoria-Geral do Estado presencialmente tem, a partir desta segunda-feira (04), um novo espaço, mais acolhedor e reservado. Também foi inaugurada a Sala de Acolhimento, com prioridade para atendimento da Ouvidoria da Mulher Servidora, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

O endereço permanece o mesmo, na Rua Mateus Leme, 2.018, em Curitiba, conjugado à Controladoria-Geral do Estado (CGE). O novo ambiente, separado das outras atividades da CGE, foi pensado para dar mais privacidade à escuta qualificada das manifestações e fazer com que a cidadã ou o cidadão se sintam mais confortáveis para explicar suas demandas.

A controladora-geral do Estado, Luciana Silva, servidora estadual há 20 anos, reconhece a importância de haver espaço reservado para atendimento e, principalmente, para o público feminino. “Houve muito esforço, de toda a CGE, para reorganizarmos nossas coordenadorias e providenciar uma sala maior, com estrutura mais adequada ao trabalho da Ouvidoria”, afirmou. Mais de 50 ouvidores setoriais participaram do evento.

Na CGE, 70% dos servidores são mulheres e a escolha da data da inauguração abre as atividades do Mês da Mulher na CGE. “Eu sou uma das poucas controladoras no Brasil. É insuficiente e mostra que ainda estamos no começo de nossas conquistas por espaço. Portanto, a inauguração de ambiente específico ao público feminino mostra o comprometimento do governador Carlos Massa Ratinho Junior com a equidade de gênero no serviço público”, destacou.

A Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa esteve representada pela chefe de Gabinete, Aline Betenheuser. Ela também reforçou o compromisso na promoção da igualdade entre os gêneros. “Essa missão é demonstrada no fortalecimento de um canal específico para que as mulheres possam reportar casos de violência, discriminação ou questões relacionadas aos seus direitos. Isso contribui para a criação de um ambiente mais seguro, inclusive para as nossas servidoras do estado”, disse.

PRESENCIAL – Somente nos dois primeiros meses deste ano, a rede de 78 ouvidorias de órgãos e entidades do Governo do Estado realizou 40 mil atendimentos, 10% deles na forma presencial. “Embora seja um número bastante alto, nos interessa, mais que a quantidade, o peso do que a pessoa está trazendo para a Ouvidoria. Assim, quando se faz essa mudança de espaço para atender ainda melhor o cidadão, o Governo e a CGE demonstram respeito pelas pessoas”, disse o coordenador de Ouvidoria, Yohhan Souza.

Ele ainda ressaltou que a inauguração em março foi propícia, pois é o mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08/03) e o Dia Nacional do Ouvidor (16/03); e, no dia 15, a Ouvidoria-Geral do Estado completa 33 anos, o primeiro nesses moldes a ser constituído no Brasil. “Março também é o mês do consumidor, o que está diretamente ligado à Ouvidoria”, acrescentou.

A mudança agradou os agentes setoriais. Para eles, o novo espaço atende melhor às necessidades da área e dá mais privacidade na discussão de soluções ou situações com a Ouvidoria-Geral.

Enoy Cantelmo, há nove anos trabalhando na ouvidora da Paranaprevidência, aprovou a mudança. “Para nós, ouvidores setoriais, representa um grande avanço, para mostrar as necessidades do nosso serviço. A nova Ouvidoria-Geral é exemplo de como deve ser e por que precisa haver esse ambiente mais acolhedor e mais caloroso. As pessoas vêm com dificuldades, às vezes com receio. Ter espaço como este é o sonho de toda a ouvidoria”, afirmou.

TRABALHO DA CGE – A Controladoria-Geral do Estado ainda abriga as coordenadorias de Transparência e Controle Social, de Integridade e Compliance, de Controle Interno, de Auditoria, de Desenvolvimento Profissional, vinculadas à diretoria de Auditoria, Controle e Gestão; e a Coordenadoria de Corregedoria e o Observatório da Despesa Pública, vinculados à diretoria de Inteligência e Informações Estratégicas.

PRESENÇAS – Também participaram do evento Mariana Neris, diretora de Políticas Públicas para Mulheres, da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa; diretores e coordenadores da CGE, além do diretor-geral da CGE, Ivo Ferreira Neto, e a chefe de Gabinete, Helena Kovalski.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Transparência na gestão e responsabilidade: CGE completa 11 anos no Paraná
CGE reforça importância da diversidade no ambiente de trabalho em fórum internacional
Com bolsa de estudo, concurso da CGE motiva alunos do Colégio Estadual do Paraná
Eleição 2024: servidores da CGE vão atuar no teste de integridade de urnas eletrônicas
CGE orienta agentes de transparência sobre tratamento e atualização de informações
CGE recebe troféu de boas práticas por mecanismo de proteção ao denunciante
Servidores da CGE participam de palestra sobre relações no ambiente de trabalho
Programa CGE Itinerante é retomado e incluirá palestras aos servidores públicos
CGE reúne municípios para ciclo de orientações sobre controle da gestão pública
CGE reúne municípios para orientação sobre controle da gestão pública
Portal da Transparência ganha novidades e gráficos para consultas da população
CGE apresenta iniciativas a prefeituras para expandir cultura da gestão pública eficiente
Ouvidoria-Geral do Estado completa 33 anos e se consolida como ferramenta de gestão
Ações do Paraná de proteção às escolas são tema de grupo de trabalho no Cosud
Experiência paranaense em ouvir estudantes da rede pública será levada ao Cosud em 2024
Transparência: cartilha da CGE orienta como buscar informações junto ao Estado
Portal da Transparência do Governo do Estado consolida fiscalização popular
Portal da Transparência do Governo do Estado consolida a participação popular
CGE promoveu 34 palestras em 2023 para discutir assédio com servidores do Estado
Serviço público do futuro: papel da Ouvidoria, IA e compliance são foco de congresso da CGE
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile