AMP

Texto de professora da Unioeste é citado no ENEM

A pergunta pedia duas características da concepção da política pública analisadas no texto, cuja resposta correta era: universalismo e igualitarismo.......

Publicado em

Por Maycon Corazza

A questão 88 do Exame Nacional do Ensino Médio 2019 foi uma grata surpresa para as autoras do texto citado na questão e para o Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes). Uma das autoras é a professora doutora em Saúde Coletiva Maria Lucia Frizon Rizzotto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) que escreveu o texto em parceria com as professoras Ana Maria Costa da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) e Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A citação afirma que: “A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) como uma política para todos constitui-se uma das mais importantes conquistas da sociedade brasileira no século XXI. O SUS deve ser valorizado e defendido como um marco para a cidadania e o avanço civilizatório. A democracia envolve um modelo de Estado no qual políticas protegem os cidadãos e reduzem as desigualdades. O SUS é uma diretriz que fortalece a cidadania e contribui para assegurar o exercício de direitos, o pluralismo político e o bem-estar como valores de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, conforme prevê a Constituição Federal de 1988”.

A pergunta pedia duas características da concepção da política pública analisadas no texto, cuja resposta correta era: universalismo e igualitarismo.

O texto foi extraído do Editorial do número 116 da Revista Saúde em Debate e reflete o pensamento das autoras e do próprio Cebes, criado em 1976. Nestes 43 anos de existência o Cebes tem defendido o SUS como a política pública mais inclusiva da história brasileira, pelo seu caráter universalista e igualitarista.

As autoras apontam que nesse texto observa-se o exercício cotidiano de valores como a solidariedade, a justiça e o bem-estar. “Daí a importância de aparecer na prova do ENEM onde 15 milhões de jovens puderam ler e refletir sobre as características no nosso sistema de saúde. A defesa do SUS, que se encontra ameaçado e em franco processo de desmonte, deve ser uma luta de toda sociedade brasileira. Não podemos permitir retrocessos no direito à saúde garantido pela Constituição Federal, por isso a defesa intransigente do SUS universal, com equidade, integralidade e qualidade”.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile