AMP
Evolução constante da Portos do Paraná é destaque em seminário sobre direito portuárioFoto: Patryck Madeira/SEDEST

Evolução constante da Portos do Paraná é destaque em seminário sobre direito portuário

Em 2023, os portos paranaenses superaram pela primeira vez a marca de 60 milhões de toneladas movimentadas ao longo de um ano. De acordo com o......

Publicado em

Por CGN

Evolução constante da Portos do Paraná é destaque em seminário sobre direito portuárioFoto: Patryck Madeira/SEDEST

A evolução na movimentação de cargas nos portos paranaenses e as recentes inovações realizadas na Portos do Paraná foram destaque na abertura do 3º Seminário de Direito Portuário do Trabalho, realizado em Curitiba, nesta quinta-feira (25). O evento, que acontece até sexta-feira (26), discute a gestão dos portos brasileiros e as relações das empresas e operadores com os trabalhadores portuários.

Em 2023, os portos paranaenses superaram pela primeira vez a marca de 60 milhões de toneladas movimentadas ao longo de um ano. De acordo com o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, os resultados foram conquistados por meio de uma relação harmoniosa entre a empresa pública, os operadores portuários e os trabalhadores, com destaque no diálogo entre os entes envolvidos.

“Fizemos uma movimentação histórica, mas respeitando todas as condições trabalhistas. Aqui no Paraná, nós construímos uma relação muito próxima com os sindicatos, o que tem atraído a atenção dos outros portos do Brasil”, afirmou.

A evolução dos processos e das relações entre os agentes da Portos do Paraná tem sido reconhecida sistematicamente ao longo dos últimos anos. Os portos paranaenses foram eleitos pelo Ministério de Portos e Aeroportos, pela quarta vez seguida, pela melhor gestão do Brasil e, por três anos consecutivos, o primeiro colocado na categoria Conformidade Regulatória pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq).

“Isso demonstra para o Brasil todo que o Paraná tem sua expertise e que vem desenvolvendo ações importantes em prol das relações de trabalho e da logística, como um todo”, disse Garcia.

A diretora-executiva do Órgão Gestor de Mão de Obra do Trabalho Portuário do Paraná (OGMO/PR), Shana Bertol, pontuou que o crescimento do porto, tanto em movimentação, quanto em investimentos, favorece um amadurecimento na discussão jurídica das relações de trabalho na área. “Com o porto crescendo e se desenvolvendo, todos ganham e a gente consegue construir um ambiente com maior segurança jurídica”, afirmou.

De acordo com a diretora do OGMO/PR, os portos paranaenses registraram em 2023 redução de 13% nos níveis de acidentes de trabalho, além de ter batido o recorde de dias seguidos sem ocorrências de acidentes, com 60 dias sem inconformidades.

SEMINÁRIO – As relações dos trabalhadores portuários com operadores são regidas por uma legislação própria. O objetivo do seminário é discutir as competências do OGMO na gestão da mão de obra portuária, tratar do direito ao adicional de risco pelos trabalhadores dos portos e abordar as discussões sobre os vínculos de exclusividade e prioridade nas contratações.

“Esse universo do trabalho portuário é muito diferenciado. Nem regido pela CLT ele é. Por isso é muito importante que nós tenhamos uma atenção muito grande a estes trabalhadores, fomentando discussões, levantando problemas e apontando soluções”, afirmou o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Guilherme Augusto Caputo Bastos.

O seminário reuniu também representantes de administrações portuárias de todo o Brasil, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, do Ministério Público do Trabalho, do Sindicato dos Trabalhadores Portuários, do Sindicato dos Operadores Portuários, da Federação dos Operadores Portuários e da prefeitura de Paranaguá, entre outros.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Portos do Paraná promove campanha de atendimento a motoristas no Pátio de Triagem
Portos do Paraná promove campanha Maio Amarelo no Pátio de Triagem
Corrida da Portos do Paraná abre mais 500 vagas para ajudar vítimas das chuvas no RS
Agência Nacional de Transportes Aquaviários visita os portos de Paranaguá e Antonina
Inscrições para a Corrida do Porto estão esgotadas; evento será em junho
Portos do Paraná oferece oficina gratuita para coleta e despolpa de açaí juçara
Exportação de açúcar a granel tem alta de 352% nos portos paranaenses em março
1,5 mil trabalhadores portuários e usuários participam do Abril Verde da Portos do Paraná
Porto de Paranaguá bate recorde de movimentação em 24 horas: 146 mil toneladas
China recebe 91,8% da soja exportada pelo Porto de Paranaguá
Portos do Paraná chega ao oitavo mês consecutivo com recorde de movimentação
Portos do Paraná e de Santos assinam carta de intenções para expandir cooperação
Estagiária da Portos do Paraná, estudante de Direito lança primeiro romance
Porto de Paranaguá recebe maior navio da história do Paraná em capacidade
Portos do Paraná apresenta benefícios da temporada de cruzeiros no Sul Export 2024
Corrida do Porto de Paranaguá está com inscrições abertas
Guarda portuário vai expor "Monalisa Parnanguara" em galeria anexa do Louvre
Com 5,3 milhões de toneladas, portos registram novo recorde de movimentação em fevereiro
Comitiva comercial dos EUA visita o Porto de Paranaguá em busca de negócios
Portos do Paraná participa de fórum sobre potenciais para o desenvolvimento local
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile