AMP

Paciente com covid-19 que superou parada cardíaca vê família pela primeira vez; vídeo emociona

O drama da família Januário começou há 45 dias, quando José Eudes começou a ter sintomas de uma gripe leve ...

Publicado em

Por Fábio Wronski

O paciente José Eudes Januário, de 59 anos, está há 41 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Maringá, no norte do Paraná, e nesta segunda-feira (11) recebeu um ânimo a mais para continuar o tratamento do coronavírus. Devido à melhora no quadro, ele conseguiu ver a família pela porta lateral da casa hospitalar. O paciente foi um lutador, já que chegou a ter parada cardíaca e a família o visitou, no dia 10 de abril, pensando que seria uma despedida.

A filha de José Eudes, Mariana de Souza Januário, de 21 anos, falou sobre a emoção de ver o pai, mesmo que ainda debilitado e buscando a recuperação dos movimentos. “A emoção hoje foi absurda e eu não consigo parar de sorrir. É todo mundo muito apegado, porque meu pai é uma pessoa maravilhosa. A hora que eu o vi, senti como se tivesse revivido de novo. Escutar a voz dele, mesmo baixinho, foi demais”, descreveu à Banda B.

O drama da família Januário começou há 45 dias, quando José Eudes começou a ter sintomas de uma gripe leve. “Em dois dias ele começou a sentir falta de ar e buscamos atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento. Ele chegou lá super bem, conversando normal, mas a médica nos passou que estava com problema no pulmão e saturação baixa, o que nos assustou”, contou. Este relato vai de encontro ao que muitos médicos falam sobre a covid-19, quando pacientes chegam até rindo no hospital, mas já estão com os pulmões comprometidos, já que o vírus age de forma silenciosa.

Logo em seguida a ida a UPA, José Eudes foi transferido ao Hospital Municipal e em um dia lá precisou ser intubado. Nos primeiros dias as notícias não melhoravam. “A gente passou por momentos da médica ligar e falar de se despedir mesmo, porque dia 10 de abril ele teve uma parada cardíaca. Fomos na UTI e o vimos pelo vidro bem debilitado, mas depois disso ele começou a melhorar, recuperando aos poucos e se livrando da sedação. Agora já fala que está com saudades da gente e tudo mais”, comemorou.

Cada boletim uma angústia

Mariana relatou que há cada dia é uma angústia, com a família esperando ansiosamente pelo boletim médico atualizado. “É horrível. Você fica sem saber nada e espera o fim da tarde, por volta das 17h, quando eles ligam atualizando o estado de saúde. O dia se torna muito longo e você fica ansioso o tempo todo. Meu pai deu sorte de não pegar um hospital lotado e teve todo o atendimento, inclusive quando sofreu a parada. Tem muita gente pelo Brasil que poderia ser salva e está morrendo, de uma forma muito triste”, contou.

José Eudes mora em Maringá com a esposa e os dois filhos; Mariana e Gabriel, de 23 anos. A esposa dele chegou a ter sintomas de gripe, mas testou negativo para o coronavírus. O paciente, que já foi secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Maringá no começo dos anos 2000, permanece sob cuidados na UTI e ainda não tem previsão de alta. Agora, recebeu um ânimo a mais para o fim da recuperação.

As informações são da Rádio Banda B.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X