AMP

Após ação do TCE-PR, Piraquara suspende compra de medalhas e troféus

A licitação tinha como objetivo a aquisição, pelo valor máximo de R$ 64.369,50 de medalhas e troféus para competições esportivas......

Publicado em

Por Ricardo Oliveira

Após receber Apontamento Preliminar de Acompanhamento (APA) encaminhado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), o Município de Piraquara (Região Metropolitana de Curitiba) decidiu suspender o Pregão Presencial n° 20/2020. A licitação tinha como objetivo a aquisição, pelo valor máximo de R$ 64.369,50, de medalhas e troféus destinados às competições esportivas promovida pela prefeitura.

Apontamento

O APA foi emitido pela Coordenadoria de Acompanhamento de Atos de Gestão (CAGE), unidade técnica do TCE-PR responsável pela fiscalização preventiva dos atos praticados pelos administradores municipais do Paraná. No documento, os analistas da Corte consideraram que o certame deve ser adiado para quando houver regularização das circunstâncias epidemiológicas causadas pela propagação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Na visão do TCE-PR, além de os produtos pretendidos serem claramente desnecessários no atual contexto de isolamento social – em que, inclusive, não estão sendo realizadas quaisquer competições esportivas -, os valores envolvidos na sua compra poderiam ser utilizados em ações de combate à pandemia, tendo em vista especialmente a escassez de recursos públicos causada pela redução na arrecadação tributária, efeito direto da presente situação de recessão econômica.

Além disso, a Corte questionou a prefeitura sobre a realização da disputa por meio de pregão presencial. A prática contraria as orientações do TCE-PR para as licitações destinadas à aquisição de bens e serviços comuns – mesmo aqueles considerados necessários no atual contexto. Para o Tribunal, tais certames devem ser feitos preferencialmente na modalidade de pregão eletrônico, em especial durante momentos de crise sanitária.

Resultado

Em resposta ao APA, a administração municipal de Piraquara comunicou a suspensão do certame, afirmando ainda que a prefeitura reanalisou seu planejamento para 2020, a fim de permitir que somente contratações cujo custeio não comprometa a prestação de serviços essenciais sejam efetuadas. Assim, outras licitações já iniciadas, mas que se encontravam ainda em processo de elaboração, foram suspensas quando constatada a falta de urgência de seus objetivos.

Por fim, o município assegurou que está concluindo a implementação de um sistema local de pregão eletrônico. Enquanto isso não acontece, a prefeitura alegou que as licitações em andamento estão sendo realizadas a distância na medida do possível. Já nas sessões públicas presenciais promovidas pela gestão local, seriam obrigatórios o uso de máscaras de proteção pelos participantes e o respeito ao distanciamento interpessoal mínimo.

Oportunidade de correção

Instituído pela Instrução Normativa nº 122/2016, o APA é uma oportunidade concedida pelo TCE-PR aos gestores para corrigir falhas verificadas pelo órgão na fiscalização preventiva, sem que seja necessária a abertura de processo administrativo, cujo trâmite é mais demorado e custoso.

Quando os administradores não corrigem as falhas apontadas, ficam sujeitos a Tomada de Contas Extraordinária. Nesse caso, a Lei Orgânica do TCE-PR (Lei Complementar Estadual nº 113/2005) prevê a aplicação de multas administrativas, fixas e proporcionais ao valor do dano ao patrimônio público, devolução dos recursos e outras sanções.

Covid-19

Para facilitar o acesso às decisões e orientações relativas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19, o Tribunal criou a página especial Info TCE-PR: Coronavírus,  que reúne informações de interesse de jurisdicionados, servidores públicos e demais cidadãos.

 Nessa página, abrigada no portal do TCE-PR na internet, estão as medidas administrativas tomadas pelo órgão de controle e também canais de atendimento, palestras online e questionários que esclarecem as principais dúvidas dos jurisdicionados em relação às medidas legais excepcionais que podem ser adotadas devido à situação de emergência em saúde.

Assessoria

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile