AMP
Foto: SEES

Skate em Curitiba e conquistas no Prêmio Brasil Olímpico marcam esporte paranaense

A competição reuniu sete categorias e premiou novos campeões nacionais. No feminino iniciante, o pódio ficou com Ana Aguiar (1º), Guadalupe Corgiolu (2º) e Alice Nassi (3º). No masculino iniciante,......

Publicado em

Por CGN

Foto: SEES

A pista de skate do Centro Nacional de Treinamento (CNTSK8), construída no Complexo Tarumã, em Curitiba, recebeu o Campeonato Brasileiro de Skateboarding Park de 2023 neste final de semana. A inauguração do espaço, que recebeu R$ 3,5 milhões de investimento, contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

A competição reuniu sete categorias e premiou novos campeões nacionais. No feminino iniciante, o pódio ficou com Ana Aguiar (1º), Guadalupe Corgiolu (2º) e Alice Nassi (3º). No masculino iniciante, os melhores foram, nessa ordem, Pedro Zambelli, João Indiani e Enzo Mendes. Os vencedores do masculino master foram Renan Pires “Lobisomem” (1º), Marcilio de Oliveira (2º) e Pedro da Silva (3º). No feminino amador, as destaques foram Helena Laurino (1º), Maitê Demantova (2º) e Fernanda Tonissi (3º). Pedro Vita, Vicente Rigobello e Diego Takahashi lideraram o masculino amador.

Nas categorias profissionais, os melhores foram Raicca Ventura (1º), Dora Varella (2º) e Yndiara Asp (3º), no feminino, e Dan Sabino (1º), Augusto Akio (2º) e Pedro Carvalho (3º), no masculino. Augusto é de Curitiba.

Outro destaque do evento foi o atleta Gui Khury, de 14 anos, que se tornou o primeiro skatista da história a executar com sucesso a manobra 900º, que consiste em duas voltas e meia no próprio eixo, numa pista de skate park. Ele sofreu uma lesão durante os treinos e não chegou a competir.

PRÊMIO BRASIL OLÍMPICO – O Paraná também se destacou no Prêmio Brasil Olímpico 2023, do Comitê Olímpico Brasileiro, entregue no Rio de Janeiro. Três paranaenses foram reconhecidas como as melhores nas suas respectivas modalidades e uma conquistou o prêmio de atleta revelação: a jovem ginasta Maria Eduarda Alexandre, de apenas 16 anos. Ela é bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica, do Governo do Paraná, e conquistou duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. 

As melhores do ano em suas modalidades foram Bárbara Domingos, Isabela Abreu e Rafaela Zanellato.

Babi, também bolsista do Geração Olímpica e Paralímpica, maior programa de bolsa-atleta do Brasil, venceu a categoria Ginástica Rítmica, coroando o ano em que conquistou a medalha de ouro na Copa do Mundo de Ginástica Rítmica em Thiais, na França, e também nos Jogos Pan-Americanos em Santiago. Ela já conquistou a vaga para Paris 2024.

Também apoiada pelo programa de bolsa-atleta e pelo Proesporte, da lei de incentivo ao esporte, Isabela Abreu foi a vencedora no Pentatlo Moderno. Em 2023, ela conquistou o 9º lugar nos Jogos Pan-Americanos (melhor sul-americana da prova), garantindo uma vaga nas Olimpíadas de Paris 2024.

E a paranaense Rafaela Zanellato, parte da delegação de rugby que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos, foi eleita a melhor do ano na modalidade. Ela treina com o Curitiba Rugby Clube, na sede da Secretaria de Estado do Esporte.

GALA FUTSAL – Outro destaque esportivo do final de semana foi o Gala Futsal, da Mundo do Futsal Experience, que acontece em Foz do Iguaçu. O prêmio vai coroar os melhores do ano na modalidade em âmbito mundial nesta segunda-feira (18).

No sábado, a seleção brasileira de futsal entrou em quadra contra a Costa Rica, no Ginásio Costa Cavalcanti. O Brasil venceu o amistoso pelo placar de 7 a 2. A programação conta, ainda, com torneio de futsal de base, com a presença de 115 equipes formadas por crianças de 7 a 11 anos.

A Confederação Brasileira de Futsal vai revelar, durante o evento desta segunda, as 20 equipes participantes do Campeonato Brasileiro de Futsal, competição que estreia no calendário nacional da modalidade em 2024. O Paraná é referência nacional na modalidade.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Estado publica regulamento da 13ª edição do programa Geração Olímpica e Paralímpica
Fase Regional 1 dos Jogos Escolares encerrou na quarta; etapa de Curitiba já começou
Com audiência na Assembleia, Estado começa a estruturar Plano Decenal do Esporte
Edição especial dos Jogos Escolares do Paraná começa com alunos de 828 colégios
Edição especial dos Jogos Escolares do Paraná começa com alunos de 828 escolas
Jeps reúnem alunos de 828 escolas e destacam personagens marcantes
Com 10 centros de referência, Darci Piana oficializa a Rede Estadual de Paradesporto
Edição de 70 anos dos Jogos Escolares do Paraná começa nesta sexta em 17 municípios
TV Brasil exibe 2 jogos no meio de semana pelo Brasileirão Feminino
Fase regional do Paraná Bom de Bola começa com 381 equipes de 208 cidades
Com apoio do Proesporte, Paraná recebe Copa Duque de Punhobol neste fim de semana
Complexo Tarumã recebe jogo de futsal entre Paraná Clube e Guaíra pela Série Prata
TV Brasil transmite 3 jogos da Série B do Brasileirão no fim de semana
Atletas do paradesporto são homenageados na Assembleia Legislativa do Paraná
Paraná Bom de Bola começa nesta sexta e abre o calendário de jogos oficiais do Paraná
Berço de talentos, Jogos Escolares do Paraná chegam aos 70 anos em 2024
Rádio Nacional estreia narração e equipe 100% femininas no Brasileiro
Complexo Esportivo Tarumã recebe 620 atletas no Abu Dhabi Jiu Jitsu neste domingo
Ituano e Santo André encerram 1º turno da Liga de Basquete Feminino
Paraná leva 67 medalhas no Campeonato Brasileiro de Judô, disputado no Complexo Tarumã
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile