AMP
Foto: Gabriel Rosa/AEN

Complexo do Tarumã ganha Centro Nacional de Treinamento do Skate, em Curitiba

Com um investimento total de R$ 3,5 milhões, a construção, iniciada em dezembro de 2022, contempla duas pistas oficiais das disciplinas Park e Street do skate,......

Publicado em

Por CGN

Foto: Gabriel Rosa/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou neste sábado (16) a pista de skate do Centro Nacional de Treinamento da modalidade (CNTSK8), construída no Complexo Tarumã, em Curitiba. A cerimônia ocorreu durante o Campeonato Brasileiro de Skateboarding Park de 2023, que acontece desde sexta-feira (15) e vai até o domingo (17) na Capital, reunindo atletas de todo o País.

Com um investimento total de R$ 3,5 milhões, a construção, iniciada em dezembro de 2022, contempla duas pistas oficiais das disciplinas Park e Street do skate, esporte que estreou no programa olímpico em Tóquio 2020 e já rendeu três medalhas para o Brasil logo na primeira aparição. 

O complexo esportivo conta com uma estrutura completa de 1.500 metros quadrados. O espaço servirá nos próximos anos como local de preparação da Seleção Brasileira de Skate para disputas internacionais, tanto adulta, quanto juvenil, inclusive de olho em Paris 2024.

A construção é fruto de um termo de cooperação entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, a Federação de Skate do Paraná e a Confederação Brasileira de Skate (CBSK). 

Ratinho Junior destacou que o complexo é uma referência mundial no esporte, com equipamentos de ponta, aproveitando o potencial e o histórico do Estado como celeiro formador de skatistas.

“É o complexo de pistas mais moderno do Brasil para a modalidade. Nossos jovens e nossas crianças vão se orgulhar, além dos profissionais que utilizarão o espaço para preparação. A partir de agora o Complexo Tarumã vai ser aberto todos os dias para incentivar a descoberta de novos talentos em artes marciais, basquete, futebol e agora skate”, declarou.

Henrique Migliano, produtor de eventos da CBSK e jurado de eventos internacionais da competição, agradeceu o apoio do Governo do Estado na concepção do espaço. “Com esse convênio costuramos e formatamos um grande Centro de Treinamento, com supervisão da CBSK nas obras. Vamos dar todo o suporte técnico para treinamento de alta performance e aprendizado de crianças de Curitiba e região, com horários disponíveis para usarem a pista livremente”, afirmou.

O secretário de Estado do Esporte, Helio Wirbiski, lembrou que neste sábado também foi concluída e entregue um nova área para a prática de artes marciais. “Esse espaço abriga oito modalidades de artes marciais, todas disponíveis para a população. Além disso, continuamos com o projeto de vôlei atendendo mais de 600 crianças e temos também as ginásticas rítmica e artística, nas quais temos grandes talentos, e o paradesporto. Agora temos um Complexo moderno e que atende todas as crianças do Paraná”, afirmou.

COMPETIÇÃO – E a inauguração não poderia ter estreia melhor. O Campeonato Brasileiro de Skateboarding Park começou nesta sexta-feira (15) com as classificatórias e termina neste domingo (17) com as finais das diferentes categorias. Será possível acompanhar o evento na íntegra pelo Canal Olímpico do Brasil no YouTube. As finais deste sábado serão transmitidas pela Band.

A qualidade da pista já foi evidenciada por Gui Khury, de 14 anos, uma das promessas da modalidade e natural de Curitiba. Ele foi o primeiro skatista da história a executar com sucesso a manobra 900º, que consiste em duas voltas e meia no próprio eixo, numa pista de skate park logo nas classificatórias da competição.

“O concreto é o melhor, dá para pular mais alto. E estou em casa também, isso faz uma boa diferença”, afirmou.

O evento é homologado pela Confederação Brasileira de Skateboarding, pela Federação de Skate do Paraná (FSP), e promovido pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, com apoio institucional da Prefeitura de Curitiba, patrocínio de Qix Internacional e apoio da PlayNet Internet.

As categorias em disputa são: Masculino Profissional, Masculino Amador, Masculino Iniciante, Masculino Master, Feminino Profissional, Feminino Amador, Feminino Iniciante e Feminino Master. Nomes como Pedro Carvalho, Gui Khury, Dan Sabino, Dora Varella, Yndiara Asp, Rony Gomes, Italo Penarrubia, Emily Antunes e Letícia Gonçalves estão entre os participantes.

PRESENÇAS – Também participaram do evento os secretários estaduais da Comunicação, Cleber Mata; do Turismo, Marcio Nunes; de Justiça e Cidadania, Santin Roveda; e das Cidades, Eduardo Pimentel; e os deputados estaduais Soldado Adriano José e Alexandre Amaro.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Estado publica regulamento da 13ª edição do programa Geração Olímpica e Paralímpica
Fase Regional 1 dos Jogos Escolares encerrou na quarta; etapa de Curitiba já começou
Com audiência na Assembleia, Estado começa a estruturar Plano Decenal do Esporte
Edição especial dos Jogos Escolares do Paraná começa com alunos de 828 colégios
Edição especial dos Jogos Escolares do Paraná começa com alunos de 828 escolas
Jeps reúnem alunos de 828 escolas e destacam personagens marcantes
Com 10 centros de referência, Darci Piana oficializa a Rede Estadual de Paradesporto
Edição de 70 anos dos Jogos Escolares do Paraná começa nesta sexta em 17 municípios
TV Brasil exibe 2 jogos no meio de semana pelo Brasileirão Feminino
Fase regional do Paraná Bom de Bola começa com 381 equipes de 208 cidades
Com apoio do Proesporte, Paraná recebe Copa Duque de Punhobol neste fim de semana
Complexo Tarumã recebe jogo de futsal entre Paraná Clube e Guaíra pela Série Prata
TV Brasil transmite 3 jogos da Série B do Brasileirão no fim de semana
Atletas do paradesporto são homenageados na Assembleia Legislativa do Paraná
Paraná Bom de Bola começa nesta sexta e abre o calendário de jogos oficiais do Paraná
Berço de talentos, Jogos Escolares do Paraná chegam aos 70 anos em 2024
Rádio Nacional estreia narração e equipe 100% femininas no Brasileiro
Complexo Esportivo Tarumã recebe 620 atletas no Abu Dhabi Jiu Jitsu neste domingo
Ituano e Santo André encerram 1º turno da Liga de Basquete Feminino
Paraná leva 67 medalhas no Campeonato Brasileiro de Judô, disputado no Complexo Tarumã
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile