Lagarde: BCE pode agir outra vez se encontrar riscos de não atingir meta de inflação

Em discurso em evento do Ministério das Finanças alemão, Lagarde pontuou que espera a retomada de uma “pequena alta” da inflação nos próximos meses, e por...

Publicado em

Por Agência Estado

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou nesta terça-feira, 21, que a autoridade monetária pode voltar a agir caso identifique riscos da inflação não retornar à meta de 2% ao ano no médio prazo. Porém, ela reforçou que, mantidos nos níveis atuais, os juros parecem ser suficientes para trazer a inflação à meta.

Em discurso em evento do Ministério das Finanças alemão, Lagarde pontuou que espera a retomada de uma “pequena alta” da inflação nos próximos meses, e por isso é cedo para declarar vitória e dizer que a alta de preços está no caminho desejado. “Precisamos continuar atentos até termos provas sólidas de que temos as condições para fazer a inflação voltar de forma sustentável ao nosso objetivo”, disse.

A presidente do BC da zona do euro destacou também que nunca houve um aumento tão acelerado e veloz das taxas de juros, e por isso é preciso muita cautela por parte dos dirigentes, visto que a política monetária ainda não foi completamente transmitida à economia e às famílias, e seu impacto ainda levará um tempo.

Ela pontua, porém, que os sinais de controle da inflação permitem que o Comitê seja mais cauteloso nas próximas decisões, sem precisar agir com a mesma intensidade de antes. Segundo ela, foi isso que permitiu ao BCE pausar a alta de juros na última reunião, para que possa observar o comportamento da economia do bloco.

Setor imobiliário comercial está vulnerável a riscos

Lagarde observou que o setor imobiliário está vulnerável a riscos, mas que o sistema financeiro permanece resiliente e robusto.

Questionada sobre os efeitos da escalada de juros na economia, Lagarde reiterou que – mesmo com deterioração na demanda e na atividade econômica – o banco central precisa manter o foco no combate à inflação. “Não temos opção a não ser cumprir nosso mandato de manter a estabilidade de preços e retornar a inflação à 2%”, afirmou a presidente.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X