AMP
Foto: Reprodução/NASA

Tempestade solar pode causar “apocalipse da internet” em 2024

Atuante na área do desenvolvimento de sistemas de alerta de atividades solares, o pesquisador apontou que uma tempestade solar estava prevista para meados de 2025, de...

Publicado em

Por Isabella Chiaradia

Foto: Reprodução/NASA

O professor e pesquisador Peter Becker, da Universidade de George Mason, nos Estados Unidos, afirmou que a Terra poderá sofrer um “apocalipse da internet” em 2024. A declaração foi feita em entrevista ao portal norte-americano Fox 13 Seattle, no último dia 9.

Atuante na área do desenvolvimento de sistemas de alerta de atividades solares, o pesquisador apontou que uma tempestade solar estava prevista para meados de 2025, de acordo com o Centro de Previsão do Clima Espacial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), instituição ligada ao governo estadunidense.

Entretanto, segundo Becks, a atividade pode ocorrer antes do previsto, prejudicando redes elétricas e equipamentos de comunicação no planeta. “A internet surgiu numa época em que o sol estava relativamente calmo, e agora está entrando numa época mais ativa”, explicou o professor ao veículo.

Tempestade solar?

Tempestade solar é o termo que define a ejeção de uma grande bolha de gás superaquecido da superfície do Sol. Também conhecido como plasma, esse gás é formado por uma nuvem de partículas eletricamente carregadas que, ao atingirem a Terra, perturbam o campo magnético do planeta.

Ainda na declaração, Becks afirmou que, caso a tempestade solar realmente aconteça, os sistemas de alerta indicarão a chegada à Terra com horas de antecedência. “Algo em torno de 18, talvez 24 horas de aviso antes das partículas chegarem a Terra e começarem a alterar o campo magnético do planeta”, destacou.

E o que pode acontecer?

Além de um flash inicial, o pesquisador destacou que a tempestade pode causar danos aos sistemas de navegação da Terra, equipamentos de comunicação e redes elétricas. “Em um evento como esse, se você direcionar correntes indutivas para a superfície da Terra, isso quase pode funcionar ao contrário, e você pode acabar, na verdade, fritando coisas que você achava que eram relativamente seguras”, alertou.

O que fazer então?

“Há coisas que você pode fazer para mitigar o problema. A longo prazo, você está falando sobre fortalecer a internet. E isso é, claro, um desafio econômico porque é como uma espécie de apólice de seguro”, pontuou Becks. E continuou: “Você pode nunca precisar disso, e custaria trilhões para realmente fortalecer o sistema”.

No passado, tempestades solares já aconteceram

Em 1859, uma tempestade de proporção similar à prevista por Becks atingiu a Terra. Conhecido como “Evento Carrington”, ele “derrubou o sistema de telégrafos, faíscas estavam voando por toda parte nas linhas de telégrafo”, lembrou o professor.

“Alguns operadores foram eletrocutados devido à alta voltagem carregada pelos cabos, o que nunca deveria acontecer, mas as variações do campo magnético se tornaram tão fortes que funcionou como um sistema gerador que levou essas correntes pelos cabos”, concluiu.

Fonte: Bhaz

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X