CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Lago Municipal de Cascavel completa 39 anos de história
Foto: Secom

Lago Municipal de Cascavel completa 39 anos de história

O Lago, além de toda imponência e espaço de lazer da comunidade, também tem uma função de saneamento, uma vez que é um reservatório com 4...

Publicado em

Por Silmara Santos

Publicidade

Mais acessadas agora

Imagem referente a Lago Municipal de Cascavel completa 39 anos de história
Foto: Secom

A beleza irretocável do Lago Municipal é uma marca da cidade de Cascavel. É um grande espelho da água que reflete à grandiosidade de uma área que garante aos cascavelenses uma verdadeira imersão na natureza, em meio à maior reserva natural urbana do Sul do Brasil. O queridinho dos cascavelenses e principal cartão-postal do Município completa no próximo dia 11 de novembro, 39 anos de história. Ele foi inaugurado em 1984 pelo então prefeito Fidelcino Tolentino. 

O Lago, além de toda imponência e espaço de lazer da comunidade, também tem uma função de saneamento, uma vez que é um reservatório com 4 bilhões de litros de água oriundas das nascentes dos rios Cascavel, Saltinho e Peroba, protegidos por politicas públicas. Em momentos de estiagem, foi o Lago que assegurou a água nas torneiras dos cascavelenses. 

O Lago está dentro do Parque Ecológico Paulo Gorski, com 111,26 hectares, sendo 55 hectares de mata nativa, 38 hectares de lâmina da água e 17 hectares do Zoológico.

Ao longo desses 39 anos, o Lago Municipal também se tornou ponto de encontro das famílias, com área de lazer com parquinho para as crianças, quadras de esporte e até palco de apresentações culturais. 

O Lago também é o maior símbolo da atenção do cascavelense com a saúde. Diariamente, centenas de cidadãos realizam alguma atividade física ao longo dos 4,2 km de pistas de caminhadas e de ciclovia. Seja a pé ou a pedaladas, o cenário é um incentivo a mais para os praticantes de exercícios plantão. Há ainda quem não perca a chance de fazer aquele registro do nascer e do pôr-do-sol. 

Para garantir a sobrevivência do gigante, uma grande obra de desassoreamento está sendo feita. Ao todo, 90% dos trabalhos iniciados em março já foram realizados. A fauna e a flora do local estão sendo cuidadas e preservadas. A previsão é que até fevereiro a obra seja concluída. Das seis etapas do desassoreamento, cinco já foram concluídas.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth, a ideia com a obra é aumentar a capacidade do reservatório, proteger o Lago do assoreamento, revitalizar o paisagismo e melhorar esse espaço de contemplação à natureza. “É uma beleza imensurável o nosso Lago Municipal, trazendo aqui o abastecimento da cidade, nosso manancial, a cabeceira do Rio Cascavel. É um local que nós precisamos cuidar, cuidar do paisagismo, cuidar para que ele não assoreie, para que nós tenhamos uma capacidade maior no reservatório e proporcionar aqui o espaço de lazer para toda a comunidade. Muitas coisas precisam ainda ser feitas, mas o nosso Lago está bom, está sempre em condições de receber a nossa população. É bonito demais. E é por isso que a gente está trabalhando aqui para proporcionar uma vida longa ao Lago”, observa.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN