AMP
Paraná desponta e fica em segundo no Ranking Nacional de Dispensas de Alvarás e LicençasFoto: Roberto Dziura Jr/AEN

Novos negócios: Paraná é o 2º do país em atividades de baixo risco dispensadas de licenças

O relatório do 3º trimestre de 2023 aponta que o Paraná passou a contar com 771 atividades econômicas, consideradas de baixo risco, o que garantiu a nova......

Publicado em

Por CGN

Paraná desponta e fica em segundo no Ranking Nacional de Dispensas de Alvarás e LicençasFoto: Roberto Dziura Jr/AEN

O Paraná saltou de último para o segundo lugar no 

Ranking Nacional de Dispensas de Alvarás e Licenças

, do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, divulgado nesta quinta-feira (26), pelo governo federal. O ranking fornece indicadores relativos às atividades econômicas dispensadas de alvarás e licenças nos estados e municípios, para atividades consideradas de baixo risco. Em primeiro está o Piauí com 858 atividades.

O relatório do 3º trimestre de 2023 aponta que o Paraná passou a contar com 771 atividades econômicas, consideradas de baixo risco, o que garantiu a nova posição do Estado no ranking.

O novo posicionamento se deve ao programa Descomplica Paraná, que facilitou investimentos e acelerou a geração de empregos em todo o Estado. Por meio do programa, a administração estadual publicou o Decreto do Baixo Risco 3.434/23, que regulamentou a Lei Estadual 20.436/20, conhecida como Lei de Liberdade Econômica, facilitando a vida dos empreendedores paranaenses.

Para o governador Carlos Massa Ratinho Junior a notícia do salto no ranking valida todo o esforço do Comitê Permanente de Desburocratização e do programa Descomplica Paraná, ambos liderados pela Casa Civil, em parceria com secretarias estaduais, para facilitar abertura de empresas e acabar de vez com a morosidade do serviço público.

“Sair do último para o segundo lugar certamente consolida que estamos no caminho certo para o fortalecimento da nossa economia. No Brasil, historicamente, prazo é sinônimo de atraso e a burocracia no setor público sempre foi alvo de críticas do setor produtivo e dos novos empreendedores. O Estado deve ser um facilitador da atividade econômica, e não um criador de entraves”, afirmou o governador.

“Permitir a abertura de uma empresa em poucas horas não quer dizer ausência de controle, mas compreender a intenção de quem está empreendendo e vontade de fazer acontecer. É isso que buscamos aqui no Paraná”, completou.

MUNICÍPIOS – O relatório divulgado nesta quinta-feira aponta ainda os municípios brasileiros com mais dispensas, com destaque para Pinhalzinho (SC) com 1.129 atividades, e Paranavaí, na região Noroeste do Paraná, com mais de 700 atividades econômicas dispensadas.

DECRETO – Desde a publicação do Decreto de Baixo Risco, em setembro deste ano, a Junta Comercial do Paraná (Jucepar), a Casa Civil e o Sebrae-PR vêm rodando as cidades do Estado para explicar a importância de as prefeituras aderirem à legislação estadual.

O decreto dispensa 771 atividades econômicas de baixo risco da emissão de licenças para abertura de empresas, permitindo que o empreendedor possa emitir Nota Fiscal pouco tempo depois de dar entrada no processo. O objetivo é elevar o ambiente de negócios, gerando mais renda e empregos a partir da desburocratização.

Entre as licenças isentas para as atividades de baixo risco estão as do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Instituto Água e Terra (IAT) e Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), desde que a atividade econômica não apresente nenhum risco para o público. Mas para que as empresas obtenham a agilidade da isenção das licenças, os municípios precisam aderir ao decreto estadual.

“Sem sombra de dúvidas essa alavancagem no ranking é uma vitória para o Governo do Paraná. Sem a obrigatoriedade das licenças, não há necessidade de tramitar pedidos em diferentes órgãos, já que todo o processo está concentrado em uma única plataforma, o portal Empresa Fácil, refletindo mais agilidade, o que resultou na mudança de posição no ranking”, comemora o assessor da Casa Civil e chefe do Centro Estadual de Desburocratização do Estado, coronel Jean Puchetti.

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, destaca que o Decreto de Baixo Risco é um avanço para o empreendedorismo paranaense. Ele explica que a isenção das licenças para empresas que não representam risco ao público era uma demanda antiga na busca por agilidade nos negócios que foi atendida na gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

“O Decreto de Baixo Risco é resultado de um esforço para transformar o Paraná no melhor ambiente de negócios do Brasil, com agilidade e respostas rápidas para quem empreende e gera emprego e renda no Estado. Vale destacar que cerca de 70% dos empregos no Paraná são gerados por micro e pequenas empresas, que são o principal público atendido pelo decreto. Por isso a importância do salto nesse ranking”, ressalta o secretário da Indústria, Comércio e Serviços.

O Comitê vem trabalhando desde março no serviço de orientação sobre o decreto para os municípios. As prefeituras poderão adequar as legislações municipais ao Decreto Estadual do Baixo Risco e, até 31 de dezembro, os municípios que ainda não tiverem regulamentação deverão aderir automaticamente ao decreto estadual. Ponta Grossa foi a primeira cidade a revogar a lei municipal e aderir à legislação do Estado.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Governo Federal repassou 94% do Auxílio Reconstrução para o RS
Governo quer coibir concorrência desleal de big techs, diz Rui Costa
Auxílio Gás será ampliado para botijão ser acessível em todo o país
Governo avalia CNAEs para ampliação das atividades econômicas de baixo risco
Novo boletim Investimentos em Foco destaca crescimento econômico do Paraná em 2024
Desburocratização ajudou a gerar 2,9 mil novos postos de trabalho no Paraná em 2024
Novo boletim econômico destaca crescimento do Paraná e empregabilidade de jovens
Descomplica Paraná gera acréscimo de R$ 384 milhões ao PIB do Estado em 2024
Projeto Mandala é apresentado em Fórum Urbano Mundial da ONU no Egito
Em evento no Egito, Paraná se torna o 1º Hub Local2030 da ONU Habitat no mundo
Em evento no Egito, Paraná é o primeiro Hub Local2030 lançado pela ONU Habitat no mundo
Paraná participa no Egito da maior conferência global sobre o futuro das cidades
CIG-PR lança segunda edição do boletim sobre investimentos do Governo do Estado
Primeiro encontro do Comitê ESG do Paraná reúne poder público e empresas
Paraná busca fortalecer ações de sustentabilidade no Fórum Urbano Mundial da ONU
Paraná terá participação especial no 12º Fórum Urbano Mundial que acontece no Egito
Operações zeram abertura de garimpos na TI Yanomami, diz Casa Civil
Governo do Paraná apresenta resultados do projeto CIG-PR ao Tribunal de Contas do Estado
Novo boletim vai promover transparência dos investimentos públicos do Paraná
Casa Civil lança laboratório de dados para otimizar gestão pública estadual
Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X