AMP

Turbulência sem precedentes – por Caio Gottlieb

Com forte queda nas vendas, a Airbus, uma das duas maiores fabricantes de jatos comerciais do mundo, vem cortando investimentos e planeja lançar um programa de...

Publicado em

Por Caio Gottlieb

Quanto mais o tempo passa e se prolongam as restrições ao transporte aéreo de passageiros para conter a disseminação do novo coronavírus pelo planeta, mais se aprofunda a grave crise financeira que assola as empresas do setor, um dos mais atingidos pela pandemia.

Veja as últimas notícias sobre a situação de algumas delas:

Com forte queda nas vendas, a Airbus, uma das duas maiores fabricantes de jatos comerciais do mundo, vem cortando investimentos e planeja lançar um programa de demissões.

Já a sua concorrente Boeing, na mesma toada de dificuldades, tomou uma decisão que afetou diretamente o Brasil ao comunicar a rescisão do acordo pelo qual pagaria 4,3 bilhões de dólares para ter participação majoritária na Embraer.

A Norwegian Air anunciou a falência de quatro de suas subsidiárias na Suécia e na Dinamarca.

Controlada pelo bilionário inglês Richard Branson, a Virgin Australia entrou em regime de administração voluntária, uma espécie de pré-concordata.

Socorrido por um empréstimo de 7 bilhões de euros, o grupo Air France-KLM ganhou um pouco de fôlego para atravessar a tempestade.

A Cathay Pacific pretende cancelar a encomenda de 21 jatos da Boeing.

Depois de ter sua falência decretada no Brasil ainda em 2018, a Avianca Colômbia admite que enfrenta sérios problemas para continuar os negócios.

Quanto às empresas brasileiras, o futuro delas depende totalmente da ajuda do governo. Uma das formas em estudo seria a compra antecipada de passagens, no valor aproximado de 300 milhões de reais, para utilização em viagens de trabalho no serviço público.

Diante desse cenário, a pergunta que fica no ar não é saber quando as companhias poderão retomar seus voos normalmente, mas quantas delas conseguirão chegar vivas até lá.

(Leia e compartilhe outras postagens acessando o site: caiogottlieb.jor.br)

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile