AMP
© 07 17:19:30

Escolas no Rio não incluem crianças com deficiência, mostra relatório

Com base no relato de 830 mães, pais e responsáveis, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro elaborou o relatório Informações de Familiares sobre Dificuldades de......

Publicado em

Por CGN

© 07 17:19:30

Com base no relato de 830 mães, pais e responsáveis, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro elaborou o relatório Informações de Familiares sobre Dificuldades de Acesso à Educação para Pessoas com Deficiência, que destaca a importância de atuação extrajudicial e judicial para a garantia do direito dessas crianças ao ensino inclusivo e de qualidade.

Apenas no primeiro semestre deste ano, a Defensoria ingressou com 1.066 pedidos relacionados especificamente à mediação escolar para crianças e adolescentes com deficiência em vários municípios.

O relatório é resultado do trabalho da Ouvidoria-Geral Externa e do Núcleo de Atendimento à Pessoa com Deficiência (Nuped) da Defensoria. As principais queixas levantadas pelo relatório são relativas à falta de profissional de apoio escolar, com 476 menções, e falta de adaptação curricular para aluno com deficiência, com 260 ocorrências.

Segundo a coordenadora do Nuped, a defensora pública Marina Lopes, o resultado da pesquisa reforça o que os defensores veem no dia a dia dos Núcleos de Primeiro Atendimento: estado e municípios ainda não se adaptaram à  Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e das normas relativas à educação inclusiva.

“Isso reflete o capacitismo que permeia nossa sociedade. Não é possível mais admitir uma escola que não promova adaptações razoáveis ou ofereça apoios necessários aos estudantes com deficiência. Após a edição da convenção internacional, esse é o parâmetro que deve ser seguido, ou seja, escola inclusiva, com adaptações, bem como a disponibilidade de apoios, caso necessário”, disse, em nota, a coordenadora do Nuped.

Também foram relatados problemas como falta de mediador, falta de intérprete e instrutor de libras e braille, falta de sala multifuncional e de material adaptado à necessidade do aluno com deficiência.

As informações colhidas abordam a situação em escolas de 49 dos 92 municípios do estado.

O tipo de deficiência das crianças e adolescentes mais citado por quem colaborou com o levantamento foi o transtorno do espectro autista (TEA), com 398 registros. Deficiência mental, em diferentes níveis, foi citada em 335 respostas. Deficiências físicas, visuais e auditivas somam 119 casos.

Em 131 registros, a deficiência da criança ou adolescente é transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), e há também queixas de familiares de meninos e meninas superdotados (oito ocorrências).

As respostas abrangem alunos e alunas com deficiência de 1 ano a 18 anos de idade, sendo que a maior parcela está na faixa entre 7 e 10 anos (32,4%), entre 4 e 6 anos (26,8%) e entre 11 e 15 anos (22,3%).

A grande maioria dos que participaram do levantamento estuda ou convive com crianças ou adolescentes matriculados na rede pública municipal (77,2% dos casos).

“Os resultados da pesquisa demonstram que os problemas relativos à educação inclusiva existem não somente nas redes municipais de ensino, mas também na rede estadual, na rede federal e em escolas particulares”, disse Marina.

Todos os dados e depoimentos foram levantados pela Ouvidoria entre 23 de junho e 20 de agosto, com a ajuda de entidades parceiras da Defensoria em todo o estado.

Fonte: Agência Brasil

Notícias Relacionadas:

Matrículas e rematrículas na rede estadual do Paraná estão abertas até 29 de novembro
Matrículas e rematrículas na rede estadual do Paraná: prazo vai até 29 de novembro
Dia da Consciência Negra: combate ao racismo nas escolas vira marco da educação do Paraná
Olimpíada de Inteligência Artificial: alunos da rede têm até dia 25 para se inscrever
Governo entrega mais de 9 mil notebooks e 119 mil headsets para escolas estaduais
Cozinheiras revelam segredos das merendas campeãs: inspiração e criatividade
Melhor merenda do Paraná é de Prudentópolis: charuto de arroz cozido em caldo de feijão
Pesquisa aponta que 75% dos paranaenses aprovam o programa Parceiro da Escola
Prova para diretores de escolas cívico-militares e de tempo integral acontece nesta terça
Alunos da rede conquistam 1º lugar em lançamento de foguetes em olimpíada
Aplicação da Prova Paraná Mais começa nesta semana em toda a rede estadual
De feijão tropeiro a strogonoff de peixe: concurso da merenda tem receitas e cozinheiras finalistas
1º do país, Colégio Florestal de Irati alcança capacidade de 1 milhão de mudas por ano
Educação anuncia resultado provisório do PSS e ajuste em pontuações por erro material
Cofundadora do Pacto Contra Fome elogia Banco de Alimentos do Paraná: "modelo espetacular"
Secretaria de Educação abre mil vagas de PSS com possibilidade de mais contratações
Rio será sede do maior festival artístico de pessoas com deficiência
Estado investe R$ 73,8 milhões em novas escolas e ampliações de unidades na região de Toledo
Instituições de ensino privadas já podem se credenciar no programa Parceiro da Escola
Língua sem fronteiras: estrangeiros aprendem português com apoio do Estado
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile