Bolsas da Europa operam mistas, de olho em inflação, China, balanços e Oriente Médio

Por volta das 7h (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha modesta baixa de 0,26%, a 448,58 pontos....

Publicado em

Por Agência Estado

As bolsas europeias operam sem direção única na manhã desta quarta-feira, 18, enquanto investidores avaliam dados da inflação local e números de crescimento da China, ao mesmo tempo em que seguem atentos a balanços corporativos e desdobramentos da crise no Oriente Médio.

Por volta das 7h (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha modesta baixa de 0,26%, a 448,58 pontos.

Pesquisa da Eurostat confirmou mais cedo que a taxa anual da inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro desacelerou para 4,3% em setembro, ante 5,2% em agosto, abrindo o caminho para uma possível pausa no ciclo de aumentos de juros do Banco Central Europeu (BCE).

Já no Reino Unido, a taxa anual do CPI ficou em 6,7% em setembro, repetindo variação do mês anterior e contrariando expectativas de arrefecimento. O dado britânico complica o quadro para o Banco da Inglaterra (BoE), que no mês passado decidiu deixar seu juro básico inalterado, depois de elevá-lo de forma contínua desde o fim de 2021.

Os últimos indicadores da China, por sua vez, vieram melhores do que o esperado. O PIB do terceiro trimestre e números da indústria e do varejo de setembro surpreenderam positivamente. Por outro lado, persistiram sinais de fragilidade no problemático setor imobiliário chinês.

A questão do Oriente Médio segue no radar. Na terça-feira, o bombardeio de um hospital em Gaza deixou mais de 500 mortos, horas antes de o presidente dos EUA, Joe Biden, chegar a Israel para tentar evitar uma escalada do conflito na região. Nos negócios da manhã, as cotações do petróleo saltam cerca de 3%, em parte por causa de tensões geopolíticas.

Investidores na Europa também monitoram balanços trimestrais de empresas da região e dos EUA.

Às 7h13 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,45%, a de Paris recuava 0,36% e a de Frankfurt cedia 0,41%. Já as de Milão e Lisboa subiam 0,10% e 0,47%, respectivamente, enquanto a de Madri perdia 0,37%. *Com informações da Dow Jones Newswires.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X