AMP
Prefeito Rafael Greca, acompanhado do vice-prefeito Eduardo Pimentel, do secretário da SMSAN, Luiz Dâmaso Gusi, do cônsul-geral da Coreia do Sul, Insang Hwang e de vereadores, inaugura nova unidade do programa Mesa solidária no Cajuru. Curitiba, 22/09/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Mesa Solidária cresce e leva refeições gratuitas e dignidade para mais um bairro de Curitiba

Greca, que estava acompanhado do vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, expressou sua felicidade na abertura de mais um local do projeto......

Publicado em

Por CGN

Prefeito Rafael Greca, acompanhado do vice-prefeito Eduardo Pimentel, do secretário da SMSAN, Luiz Dâmaso Gusi, do cônsul-geral da Coreia do Sul, Insang Hwang e de vereadores, inaugura nova unidade do programa Mesa solidária no Cajuru. Curitiba, 22/09/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

O prefeito Rafael Greca inaugurou, nesta sexta-feira (22/9), a quinta unidade do programa Mesa Solidária na cidade, agora no Cajuru. O novo ponto fica na Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Vila Agrícola, que vai oferecer cursos já a partir de outubro e em novembro passa a servir 120 refeições gratuitas por dia para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Greca, que estava acompanhado do vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, expressou sua felicidade na abertura de mais um local do projeto que já serviu mais de 1 milhão de refeições gratuitas na capital.

“É com imensa alegria que abrimos mais um espaço de promoção da dignidade, agora para a comunidade do Cajuru. Nós somos o bem que fazemos e quanto mais pudermos mais faremos”, disse o prefeito.

Há outros quatro pontos dos Mesas Solidárias na cidade, que oferecem, diariamente, 1.100 refeições gratuitas para pessoas em situação de rua e famílias carentes: Mesa Solidária Luz dos Pinhais (Centro), Mesa Solidária da Praça Solidariedade (Rebouças), Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo (Jardim Botânico/Centro) e Escola de Segurança Alimentar Dom Bosco (Campo do Santana).

O vice-prefeito Eduardo Pimentel ressaltou que o novo ponto vai funcionar com as parcerias entre Prefeitura e entidades sociais. “É um espaço que representa a união do poder público e de associações para promover a segurança alimentar e o cuidado com a população”, salientou Pimentel.

Cursos na Vila Agrícola

O funcionamento da Escola de Segurança Alimentar Vila Agrícola é uma parceria entre a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) com Associação de Moradores Amigos da Vila Agrícola, que será responsável pela operacionalização.

Essas entidades colaborarão com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e outras instituições de ensino para oferecer cursos e capacitações relacionados à alimentação, abrangendo áreas como comidas de boteco, confeitaria, preparo de pães, pizzas, lanches, tortas, aproveitamento integral dos alimentos e boas práticas na manipulação.

Os primeiros cursos previstos para outubro são os de Preparo de Pães, com 15 vagas, e de Doces para Festas, com 12 vagas. As inscrições serão divulgadas em breve.

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, explicou que a nova escola terá o objetivo de transferir conhecimento em segurança alimentar atendendo as demandas legítimas da comunidade. “Aqui será um ponto de convergência entre o setor privado e as empresas parceiras, as ONG’s, o poder público e a população, que será a maior beneficiada com este espaço”, afirmou o secretário.

Obras

A reforma da nova unidade da Vila Agrícola foi coordenada e fiscalizada pelo Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). Cerca de 60% das paredes foram reconstruídas para proporcionar um ambiente amplo, seguro e confortável para a prestação dos serviços.

A estrutura de 268 m² inclui cozinha, refeitório, área de depósito, banheiros acessíveis e espaço para lixeiras, com melhorias elétricas e hidráulicas, calçamento em paver, paisagismo e pintura.

De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, o esforço do município para garantir um ambiente renovado e próprio para oferecer, com dignidade, refeições saudáveis e gratuitas para pessoas em vulnerabilidade incluiu medidas que conciliaram sustentabilidade, dinamismo na execução e economia de recursos.

“A nova cobertura, formada por telhas termoacústicas, asseguram melhor conforto térmico, e a tecnologia LED ilumina melhor com menor gasto energético. Somados à pintura branca das paredes, que otimiza a reflexão da iluminação, completam as estratégias construtivas adotadas para atender com muita qualidade o cidadão”, explica Rodrigues.

Iniciada em outubro do ano passado, a obra foi concluída na última semana de agosto. As semanas seguintes serviram para a instalação de mobiliário e equipamentos.

Mesa Solidária 

O Mesa Solidária é uma ação conjunta de órgãos da Prefeitura, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem locais e apoio logístico, com entidades parceiras (instituições religiosas, ONGs e movimentos de ajuda às pessoas em situação de rua), que adquirem, preparam e servem os alimentos. 

O Mesa Solidária completou três anos de existência em dezembro de 2022, e, em março deste ano, alcançou o número de 1 milhão de refeições gratuitas servidas para pessoas em situação de vulnerabilidade em Curitiba.

Presenças

Participaram da inauguração o cônsul-geral da República da Coreia em São Paulo, Insang Hwang; o cônsul de Assuntos Econômicos da Coreia, Hoseok Son; o coordenador de Assuntos Políticos do Consulado da Coreia, Jorge Noh; o presidente da Associação dos Coreanos em Curitiba, Seok Jung; o deputado federal Geraldo Mendes; os vereadores João das 5 Irmãos, Beto Moraes, Professora Josete e Jornalista Marcio Barros; o controlador-geral do Município, Daniel Falcão; a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; o presidente da Abrasel, Luiz Fernando Menuci; os secretários municipais do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr, e do Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho; o gerente do Senac, Agnaldo Camilo Monteiro; o assessor chefe de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Feijó; o presidente da Associação dos Moradores da Vila Agrícola, Edinei Silva; e o administrador da Regional Cajuru, Narciso Doro Junior.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X