Começa o primeiro dia de reunião do Copom, com a sessão de análise de conjuntura

A sessão do Copom iniciada pela manhã é de análise de conjuntura, primeira parte da reunião em que o colegiado revisita temas importantes para a tomada...

Publicado em

Por Agência Estado

Com a expectativa de mais um corte de 0,50 ponto porcentual da taxa Selic, a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deste mês começou às 10h16 desta terça-feira, 19. Após o início do afrouxamento monetário, em agosto, os juros básicos da economia brasileira estão em 13,25% ao ano, de 13,75% antes.

A sessão do Copom iniciada pela manhã é de análise de conjuntura, primeira parte da reunião em que o colegiado revisita temas importantes para a tomada de decisão da taxa Selic.

A discussão sobre a conjuntura se estende pela tarde desta terça e a manhã da quarta-feira, 20. No período da tarde da quarta, ocorrerá a segunda parte do encontro, quando o comitê define o nível da Selic, que é anunciado a partir de 18h30, já no período da noite.

É unânime no mercado financeiro a aposta em nova redução de 0,50pp, de 13,25% para 12,75% ao ano, conforme amplamente sinalizado pelo Banco Central. Em agosto, o Copom afirmou que seus membros, unanimemente, anteviam redução da mesma magnitude nas reuniões seguintes. Desde lá, em participações em eventos públicos, os diretores do BC têm repetido que a “barra” é alta para acelerar o passo, embora o comitê já tenha listado as condições para que isso ocorra.

São elas: reancoragem “bem mais sólida” das expectativas, abertura “contundente” do hiato do produto ou uma dinâmica “substancialmente” melhor da inflação de serviços. Desde então, a única condição que mostrou evolução positiva foi a última, considerando especialmente o alívio registrado no IPCA – índice de inflação oficial – de agosto.

As expectativas de inflação no Boletim Focus ficaram relativamente estáveis – de 4,84% para 4,86% para 2023, de 3,89% para 3,86% para 2024 e mantida em 3,50% para 2025 e 2026. Já o hiato do produto deve se mostrar mais fechado do que estimava o BC, considerando a surpresa favorável com o Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre (0,9%).

Há expectativa ainda do mercado de aumento nas projeções oficiais de inflação do Copom, considerando as estimativas mais baixas da taxa Selic no Boletim Focus, a alta do dólar e do petróleo, além do hiato mais fechado. Em agosto, o BC projetava 3,4% para o IPCA de 2024, principal foco da política monetária, contra 3% do centro da meta. Para 2025, que tem peso minoritário nas decisões, a estimativa estava em linha com o alvo central, também de 3%.

A maioria dos economistas acredita que o Copom tem espaço para continuar reduzindo os juros, mas tende a seguir no mesmo passo de 0,50pp nas próximas reuniões, ainda mais considerando as incertezas externas e fiscais. Na pesquisa do Projeções Broadcast, 55 de 68 instituições consultadas esperam manutenção do ritmo de corte até o fim do ano.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X