AMP
© Joédson Alves/Agência Brasil

Encontro promove imersão na cultura, sabores e povos do Cerrado

Na semana em que se celebra o Dia do Cerrado, a capital brasileira receberá um dos maiores eventos sobre política, cultura e meio ambiente do bioma,......

Publicado em

Por CGN

© Joédson Alves/Agência Brasil

Na semana em que se celebra o Dia do Cerrado, a capital brasileira receberá um dos maiores eventos sobre política, cultura e meio ambiente do bioma, que ocupa nada menos do que 24% do território nacional e está presente em 11 estados e no Distrito Federal, indo do Paraná até Rondônia, passando por São Paulo, Bahia e Maranhão. O 10º Encontro e Feira dos Povos do Cerrado ocorre de 13 a 16 de setembro, na região da Torre de TV, área central de Brasília. 

Com o tema Cerrado: Conexão de Povos, Culturas e Biomas, o evento promete reunir cerca de 10 mil pessoas, incluindo representantes quilombolas, indígenas, quebradeiras de coco babaçu, geraizeiros, entre outros povos tradicionais, definidos como comunidades herdeiras dos “saberes ancestrais e tradicionais que guiam, há inúmeras gerações, o manejo das matas e paisagens que fazem dessa rica savana uma das regiões mais biodiversas do mundo”, segundo o conceito elaborado na publicação Saberes dos Povos do Cerrado e Biodiversidade.

A programação, segundo a Rede Cerrado, que organiza o encontro, inclui discussões sobre combate ao desmatamento, gestão dos recursos hídricos, filantropia para o Cerrado, apresentações culturais e feira de comercialização de produtos da sociobiodiversidade.

“O evento será uma imersão profunda na defesa do bioma e vai reunir cerca de 500 representantes de comunidades e povos tradicionais do Cerrado. A feira, que será realizada paralelamente ao encontro com a venda de produtos das cadeias socioprodutivas do bioma, espera uma circulação diária de 10 mil pessoas para conhecer um festival de cores, sons e sabores da cultura da região”, diz texto sobre o encontro.

Como parte da mobilização política, participantes vão se mobilizar, nesta quarta-feira (13), em audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 504/2010, que propõe a inclusão do Cerrado e da Caatinga entre os biomas considerados patrimônio nacional pela Constituição Federal. O tema da audiência é Cerrado e Caatinga, patrimônios do Brasil: riqueza presente, herança futura”. Já a abertura oficial do evento será no dia 14, às 16h, com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

Estão previstas oficinas, debates e mesas redondas sobre políticas públicas, mudança do clima, medicinas tradicionais, autodefinição e autodemarcação de povos e comunidades tradicionais, filantropia comunitária entre outros temas. A atriz Letícia Sabatella fará um show musical no dia 13. Personalidades como Marcos Palmeira, Gregório Duvivier, Giovanna Nader e Maria Paula já confirmaram presenças. Artistas e grupos musicais como Pé de Cerrado, Saci Wéré, Pereira da Viola, entre outros, estão na programação. Apresentações teatrais, de cultura popular como fiandeiras, canto de roda, quilombolas e indígenas são outras atrações confirmadas.

Considerado o berço das águas do Brasil, o Cerrado é a origem das nascentes de oito das 12 bacias hidrográficas mais importantes do país. É também o segundo maior reservatório subterrâneo de água do mundo, formado pelos aquíferos Guarani e Urucuia. Apesar da importância para a segurança hídrica e agrícola do país, o bioma tem sido um dos mais devastados ao longo das últimas décadas, e viu o cenário piorar nos últimos anos, principalmente na região conhecida como Matopiba – acrônimo que se refere aos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. 

Realizadora da feira, a Rede Cerrado é composta por 60 organizações, em conjunto com mais de 300 parcerias, e tem como objetivo unificar vozes e esforços para conservar e enaltecer a riqueza do Cerrado. O evento tamém conta com apoio de entidades como o Instituto Sociedade, População e Natureza, Instituto de Pesquisa da Amazônia, WWF Brasil, Instituto Cerrados, Instituto Terra Azul, Funatura e dos ministérios do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, além do Serviço Social da Indústria.

*Com informações de Lucas Pordeus León – repórter da Agência Brasil.

Fonte: Agência Brasil

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile