
Conferência Estadual da Juventude será em 30 de outubro em Curitiba
As conferências municipais serão realizadas ao longo do mês de setembro e a nacional em novembro. Com foco no incentivo à participação democrática dos jovens na......
Publicado em
Por CGN
Será realizada dia 30 de outubro, em Curitiba, a IV Conferência Estadual da Juventude. O
decreto
que convoca para a realização do evento foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior e publicado nesta segunda-feira (28). A Conferência Estadual vai aprovar propostas trazidas pelos municípios e eleger 60 delegados para representar o Paraná na etapa nacional.
As conferências municipais serão realizadas ao longo do mês de setembro e a nacional em novembro. Com foco no incentivo à participação democrática dos jovens na construção de políticas públicas que atendam seus anseios, o encontro estadual tem como tema “Reconstruir o presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem-estar”.
Para a diretora geral da secretaria estadual do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), Luiza Simonelli, define a Conferência como um grande acontecimento. “Um momento de protagonismo total dos jovens, porque eles trazem o que pensam e querem. É algo histórico, porque as deliberações do encontro definem políticas públicas voltadas a este público para os próximos anos”, afirma.
Entre os assuntos a serem abordados estão educação e violência, que serão debatidos por jovens e pessoas dedicadas ao desenvolvimento dessa faixa etária. Além disso, as diretrizes aprovadas nas conferências colocam os temas que serão prioridades nos próximos anos.
EIXOS – A Conferência é retomada depois de um hiato que se estendeu por sete anos, agravado pela pandemia de Covid-19. O encontro é organizado pela Coordenadoria de Política Estadual de Defesa dos Direitos da Juventude, da Sedef. “Os debates são norteadores para a aprovação dos eixos que vão se transformar em políticas públicas e, assim, colocarmos o jovem como protagonista de sua história”, afirma a coordenadora, Silvia Lima.
“Esperar por um jovem participativo do processo democrático, atuante, passa por incentivá-lo a dialogar com o Estado. Durante as conferências, pessoas entre 15 e 29 anos têm a chance de contar à comunidade quais são as soluções criativas que têm para resolver velhos e novos problemas”, finaliza Silvia.
Fonte: AEN
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou