AMP

Avião que supostamente levava Prigozhin tinha histórico de segurança

O modelo de avião executivo da Embraer que caiu na Rússia, supostamente transportando o chefe mercenário do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, registrou apenas um acidente em......

Publicado em

Por CGN

O modelo de avião executivo da Embraer que caiu na Rússia, supostamente transportando o chefe mercenário do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, registrou apenas um acidente em mais de 20 anos de serviço, que não estava relacionado a falhas mecânicas.

Autoridades russas disseram que Prigozhin estava na lista de passageiros de um jato particular que caiu na quarta-feira (23) matando as dez pessoas a bordo.

Ontem, a Embraer afirmou que estava ciente da queda do avião Legacy 600 na Rússia, mas não tinha mais informações sobre o caso e não presta serviços de suporte ao jato desde 2019.

“A empresa tem cumprido as sanções internacionais impostas à Rússia”, disse a fabricante de aviões. As sanções impedem fabricantes de aeronaves ocidentais de fornecer peças ou suporte para aviões operados na Rússia.

O rastreador online Flightradar24 mostrou que o Embraer Legacy 600 (número da aeronave RA-02795), que supostamente transportava Prigozhin, saiu do radar às 18h11 (no horário local). Um vídeo não verificado publicado nas redes sociais mostra uma aeronave semelhante a um jato particular caindo do céu.

A aeronave, fabricada em 2007, caiu sob sanções do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos em 2019, quando foi listada sob um registro prévio, M-SAAN, de acordo com um comunicado de imprensa do governo norte-americano.

O comunicado informa que, em outubro de 2018, os funcionários de Prigozhin haviam providenciado a compra do jato particular M-SAAN, que estava registrado sob o proprietário Autolex Transport, empresa citada no comunicado por auxiliar materialmente Prigozhin.

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC, na sigla em inglês) do Tesouro dos EUA tomou medidas contra Prigozhin por tentar influenciar as eleições de 2018 nos EUA, dizia o comunicado de 30 de setembro de 2019.

Os códigos de identificação da aeronave, mencionados na Lista de Nacionais Especialmente Designados e Pessoas Bloqueadas (Lista SDN) do OFAC, correspondem aos do avião acidentado com o número de cauda RA-02795, conforme listado no Registro de Aeronaves Russo.

O mesmo avião foi visto voando da Rússia para Belarus após o motim fracassado do grupo Wagner no final de junho, provavelmente transportando Prigozhin para Minsk.

Histórico

O modelo Legacy 600 entrou em serviço em 2002, de acordo com o site International Aviation HQ, com quase 300 unidades fabricadas até o fim da produção, em 2020.

Há apenas um acidente registrado envolvendo um Legacy 600, que ocorreu em 2006, quando a aeronave colidiu com um Boeing 737-800 da Gol no ar, saída da fábrica da Embraer no Brasil a caminho dos Estados Unidos.

O avião comercial da Boeing caiu e todos os 154 passageiros morreram. O piloto do avião da Embraer pousou sem causar mortes ou ferimentos a bordo em sua aeronave.

Dois anos depois, um relatório da Força Aérea Brasileira culpou dois pilotos, controladores de tráfego e comunicações defeituosas pela colisão aérea.

Na época, um advogado dos pilotos disse que controladores de tráfego aéreo individuais e falhas no sistema de controle de tráfego aéreo do Brasil causaram o acidente.

*Reportagem adicional de Allison Lampert

É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Agência Brasil

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile