AMP
© Rovena Rosa/Agência Brasil

SP tem 30 mil cadastrados para profilaxia pré-exposição ao HIV

A cidade de São Paulo chegou, em julho, aos 30 mil usuários cadastrados para Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP). Em todo o Brasil, segundo o painel de......

Publicado em

Por CGN

© Rovena Rosa/Agência Brasil

A cidade de São Paulo chegou, em julho, aos 30 mil usuários cadastrados para Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP). Em todo o Brasil, segundo o painel de monitoramento da PrEP do Ministério da Saúde, há 64,4 mil pessoas cadastradas e 88,6 mil que receberam os medicamentos ao menos uma vez nos últimos 12 meses.

A PrEP consiste no uso de medicamentos antirretrovirais para evitar contaminação com o vírus HIV em caso de exposição. As prioridades do método são pessoas com maior vulnerabilidade à infecção, como homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, homens e mulheres trans, e casais sorodiferentes (quando um tem HIV e o outro não).

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza também a profilaxia pós-exposição (PEP), com medicamentos antirretrovirais após uma possível exposição ao vírus. Esse método é pensado para casos em que o preservativo sai, se rompe ou não é utilizado por algum motivo durante o ato sexual. Assim como no caso de acidentes com materiais perfurantes ou cortantes possivelmente contaminados e violência sexual. O início da profilaxia deve ocorrer até 72 horas após a exposição.

A lista de serviços que oferecem a PrEP na capital paulista pode ser acessada na página da Secretaria Municipal de Saúde, que também oferece mais informações sobre o assunto.

Fonte: Agência Brasil

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile