AMP
14.04.2020 - Hospital Telemaco Borba, governador Carlos Massa Ratinho Junior Foto Gilson Abreu

Hospital de Telêmaco Borba vai atender pacientes da Covid-19

Serão disponibilizados 10 novos leitos de UTI e 40 leitos de enfermaria......

Publicado em

Por Deyvid Alan

14.04.2020 - Hospital Telemaco Borba, governador Carlos Massa Ratinho Junior Foto Gilson Abreu

O Hospital Regional de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, vai entrar em funcionamento após uma espera de mais de dez anos. Para isso, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta terça-feira (14) um convênio com a Klabin e a prefeitura do município, permitindo que o complexo médico possa operar em até 45 dias.

De acordo com o cronograma inicial, a unidade hospitalar ficaria pronta apenas em outubro. Mas com apoio da Klabin, parte da operação foi antecipada, permitindo a disponibilidade de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 40 leitos de enfermaria para o enfrentamento ao coronavírus.

A nova estrutura se soma aos Hospitais Regionais de Guarapuava, na Região Central, e Ivaiporã, no Vale do Ivaí, também com obras adiantadas para ampliar a oferta de leitos para pacientes da Covid-19. Somados, os três complexos vão agregar ao sistema público de saúde 50 espaços de UTI e 160 enfermarias em condições de serem usadas simultaneamente.

“São operários, engenheiros, técnicos da Sanepar e da Copel em uma verdadeira força-tarefa que vai permitir ao Paraná oferecer o melhor atendimento possível à população”, destacou Ratinho Junior. “Esse hospital aqui em Telêmaco Borba está pronto há muito tempo, mas somente agora será entregue de verdade aos paranaenses”, acrescentou.

Ratinho Junior explicou que o acordo prevê a readequação de parte da estrutura física e também o aparelhamento necessário para colocar o complexo em funcionamento para receber pacientes da Covid-19. O hospital vai atender sete municípios da microrregião de Telêmaco Borba. O investimento estimado apenas nesta fase é de R$ 1,7 milhão. “O momento é de muita união. De falar menos e trabalhar mais”, disse o governador.

Originalmente, tanto a estrutura de Ivaiporã quanto a de Telêmaco vão ser dedicados preferencialmente ao atendimento da mulher, foco que será mantido após a pandemia de coronavírus abrandar.

O governador lembrou ainda que a parceria com a iniciativa privada, aliado ao decreto de estadual de combate ao Covid-1,9 permitiu ao Estado ganhar celeridade nas execuções das obras.

CORPO CLÍNICO – Para a estrutura médica, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, explicou que será feito um chamamento público entre instituições filantrópicas interessadas em administrar o centro hospitalar.

“Estamos colocando obras à disposição dos paranaenses, olhando para frente. Se preciso for, vamos ampliar ainda mais o número de leitos, porque aqui estrutura existe”, afirmou o secretário.

VELOCIDADE – Diretor industrial de Papéis da Klabin, Arthur Canhisares ressaltou que a empresa busca medidas que possam ajudar a comunidade local, já que uma das plantas da corporação de celulose está instalada na cidade dos Campos Gerais.

“A Klabin está fazendo a recuperação de todo sistema de gases do hospital, do sistema de caldeiras e da parte elétrica e civil. É um investimento para dar velocidade para o funcionamento do hospital”, disse. A intervenção da empresa no hospital se dará durante a pandemia do novo coronavírus.

ESPERA – Prefeito de Telêmaco Borba, Márcio Matos destacou a importância do complexo médico. Ele disse que, além da população do município, o Hospital vai garantir atendimento público de saúde com qualidade para pequenas cidades vizinhas.

“São mais de dez anos de espera. Sete municípios que dependem desse hospital agora voltam a ter esperança. É um dia de felicidade para todos saber que o hospital regional vai enfim entrar em funcionamento”, revelou.

PRESENÇAS – Participaram do evento os secretários Guto Silva (Casa Civil) e Sandro Alex (Infraestrutura e Logística); o diretor-presidente da Paraná Esporte, Hélio Wirbiski; e os deputados estaduais Plauto Miró, Alexandre Curi e Evandro Araújo.

Fonte: Agência de Notícias

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile