Agenda esvaziada e temor com fraqueza mundial limitam alta do Ibovespa por commodities

Após cair 0,45%, na mínima aos 117.693,29 pontos, o Índice Bovespa foi para o território de leve valorização e quase tocou o nível dos 119 mil...

Publicado em

Por Agência Estado

A alta das commodities é insuficiente para empolgar o Ibovespa, em dia de agenda esvaziada no Brasil. Além disso, as bolsas internacionais operam em direções divergentes, se dividindo entre dados fracos de atividade e balanços trimestrais dos Estados Unidos, um dia depois da decepção com dados da China.

Após cair 0,45%, na mínima aos 117.693,29 pontos, o Índice Bovespa foi para o território de leve valorização e quase tocou o nível dos 119 mil pontos (máxima a 118.731,86 pontos, em alta de 0,43%). “Lá fora passou a ficar um pouco melhor, mas está bem devagar. Aqui, não tem novidades e o volume financeiro tem sido baixo. O mercado fica à espera do Fed na semana que vem, da decisão do Copom em agosto e da safra de balanços do Brasil”, avalia Luiz Roberto Monteiro, operador da mesa institucional da Renascença.

De fato, reforça Rosiane Duarte, analista da Toro Investimentos, a ausência de informações novas deixa o Ibovespa à mercê da volatilidade. “Abriu no zero a zero e caiu. Tenta passar por alguma correção desde meados de junho, sem saber se vai mirar o nível dos 125 mil pontos ou se corrigirá, indo para a faixa dos 116 mil pontos”, diz.

Nos EUA, as vendas no varejo subiram 0,2% em junho ante maio, ficando menores do que a previsão de analistas de 0,6%. A produção industrial do país caiu 0,5% no mês passado em relação ao anterior (projeção de estabilidade).

No caso dos balanços, o Bank of America surpreendeu e viu salto no lucro do segundo trimestre, enquanto o Morgan Stanley entregou ganhos menores, mas também foi melhor que o estimado pelo mercado.

O sinal de enfraquecimento mundial nos indicadores de atividade pode ser bem visto do ponto de desinflação, de forma a instigar menos juros no mundo, mas eleva a percepção de recessão, a poucos dias da decisão do Fed. A expectativa é de que o juro americano suba 0,25 ponto porcentual na semana que vem, ficando dúvidas em relação às próximas reuniões.

De acordo com a analista da Toro, o início da temporada de balanços no Brasil, sobretudo de empresas ligadas a commodities e de instituições financeiras, pode dar algum norte ao Ibovespa. “Pode dar indicar algum cenário. Nos Estados Unidos, temos de acompanhar dado a dado, as falas de membros do Fed. Por enquanto, a expectativa é de alta de 0,25 ponto nos juros americanos”, avalia Duarte.

No Brasil, Weg inaugura a temporada de balanços do segundo trimestre isolada. A safra de resultados esquenta na semana que vem, a partir da terça-feira, 25, quando Carrefour, Neoenergia e Telefônica Brasil informam seus números.

A Vale também deve ficar no foco nesta terça-feira, 18. A mineradora divulga seus dados de produção e de vendas relativos ao período de abril a junho, enquanto o balanço da empresa será divulgado no próximo dia 27.

Às 11h30 desta terça, as ações da Vale subiam 0,29%. Hoje, o minério de ferro fechou em alta de 0,66% em Dalian, na China, enquanto o petróleo subia acima de 1,00%. Os papéis da Petrobrás caíam 0,10% (PN) e -0,28% (ON), enquanto o Ibovespa tinha elevação de 0,19%, aos 118.388,65 pontos. Na segunda-feira, 17, o Índice Bovespa subiu 0,43%, fechando aos 118.219,46 pontos.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X