AMP
Em disputa com quase mil, 60 queijos do Paraná são premiados em concurso nacionalFoto: Albari Rosa/AEN

Em disputa com quase mil queijos, 60 do Paraná são premiados em concurso nacional

“O Paraná tem a segunda maior bacia leiteira do País e estamos caminhando para sermos também um dos maiores produtores de queijo e derivados tanto em......

Publicado em

Por CGN

Em disputa com quase mil, 60 queijos do Paraná são premiados em concurso nacionalFoto: Albari Rosa/AEN

Sessenta queijos artesanais do Paraná foram contemplados no VI Prêmio Queijo Brasil, realizado entre os dias 7 e 9 de julho em Blumenau (SC). Eles foram produzidos por 21 pessoas ou empresas familiares e disputaram com 975 queijos artesanais de 199 cidades de 18 estados brasileiros. Entre os dez considerados Super Ouro ou Seleção Queijista, três são do Paraná.

“O Paraná tem a segunda maior bacia leiteira do País e estamos caminhando para sermos também um dos maiores produtores de queijo e derivados tanto em ambiente industrial quanto artesanal”, salientou o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. “Os produtos que estão saindo das pequenas e médias queijarias do Estado não são apenas apreciados internamente, mas já conquistam o mundo”.

Além dos três queijos consagrados como Seleção Queijeira, 17 paranaenses receberam medalha de ouro, 21 foram condecorados com prata e 19, com bronze.

Um dos grandes incentivos para elevação da qualidade foi a criação, em 2021, da Rota do Queijo, que passou a integrar o turismo rural, tendo a produção e a divulgação da produção artesanal como principais atrativos. São 33 queijarias que compõem a rota estadual. Dessas empresas foram premiados 47 queijos em Blumenau.

Também ajudou na profissionalização destes produtores a instituição do Prêmio Queijos do Paraná, que realizou este ano sua segunda edição, conferindo medalhas aos melhores produtos do Estado, que podem ostentá-las nas embalagens. Para se chegar à qualidade necessária à premiação, o Estado e parceiros da iniciativa privada oferecem dezenas de ações de capacitação.

No final de 2022 a região Sudoeste do Paraná iniciou o Inova Queijo, evento anual que tem o apoio do Governo do Estado e visa levar informações técnicas para melhorias desde a produção até a entrega ao consumidor final. A edição do Inova Queijo 2024 foi lançada em Francisco Beltrão no final de junho.

Também no Sudoeste nasceu a Associação dos Produtores de Queijo Artesanal do Sudoeste do Paraná (Aprosud), que tem 19 queijarias associadas. Quinze queijos da associação foram premiados, um deles, o Colonial 4.2.7, como Super Ouro – os outros dois foram da Associação de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Biopark, de Toledo.

“Esse é um evento importante para avaliarmos como estão os nossos queijos em âmbito nacional, visto que estamos em busca constante de melhoria, de novos conhecimentos”, disse Claudemir Roos, presidente da Aprosud e produtor do queijo Super Ouro. “As premiações mostram que estamos no caminho certo, que o Paraná tem um potencial nato que agora está aparecendo com mais ênfase e notoriedade”.

Algumas queijarias foram premiadas pela primeira vez. “Serve de motivação tanto para quem recebe quanto para os demais, pois mostra que todos têm capacidade e potencial para isso”, reforçou Roos. “O Estado é parceiro da Aprosud desde o início ajudando com cursos, capacitação e dando segurança para continuar investindo”.

SUSAF – Também tem somado para melhor divulgação e aumento de renda aos produtores de queijo artesanal no Estado a adesão de municípios ao Susaf – Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte.

Atualmente, 32 municípios já aderiram de forma individual, outros 31 por meio do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável da Região Central do Estado do Paraná (Cid Centro) e 11 pelo Consórcio Público Intermunicipal do Centro Noroeste do Paraná (Cicenop).

A adesão municipal ao sistema possibilita que estabelecimentos interessados em vender produtos agroindustrializados de origem animal possam comercializar fora dos limites municipais, com a anuência do Sistema de Inspeção Municipal. Para isso, as agroindústrias seguem protocolos de autocontrole higiênico-sanitários.

O Governo do Estado oferece, ainda, apoio aos pecuaristas de leite, agroindustriais e pequenas cooperativas por meio do Banco do Agricultor Paranaense. Ele possibilita fazer investimentos com vistas à produção de queijos e outros derivados do leite, e o Estado ajuda no pagamento de parte dos juros.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Vazio sanitário da soja passa a valer em todo o Paraná a partir deste sábado
Colheita de 713 mil sacas de café chega a 36% no Paraná; cultura alcança R$ 1,1 bilhão
Estado reforça medidas de contenção após detecção de greening no Vale do Ribeira
Paraná mostra resultados da política de saúde animal para a agroindústria em evento global
Gestores se reúnem no Paraná para alinhar futuro da inspeção de produtos de origem animal
Protagonismo paranaense na cadeia de proteínas animais é destaque em congresso nacional
Adapar apresenta ações de saúde animal e inspeção de produtos a outros estados
Adapar orienta produtores sobre transporte de animais após País ganhar certificação internacional
IDR e UFPR testam alternativa para cultivo do maracujazeiro em busca de produtividade
Programação de Corpus Christi: Ceasa de Maringá estará aberta na quinta-feira
Adapar recebe comitiva do Japão para auditorias sanitárias de carne bovina e suína
Em seis anos, Paraná eleva produção de suínos em 34% e de frangos em 24,4%
Carlópolis, que produz 37,7 mil toneladas de frutas, sediará o VI Simpósio da Fruticultura
Produtores da região Sudoeste entram no vazio sanitário da soja, que vai até setembro
Governo apresenta iniciativas e possibilidades no setor agroindustrial para cooperativas
Governo apresenta propostas de investimentos no setor agro para cooperativas
Paraná apresenta experiência em sanidade animal e vegetal em evento nacional
Paraná bate recorde de produção de carne de frango, suína e bovina no 1º trimestre de 2025
Do plantio direto ao manual agropecuário: editora do IDR celebra 50 anos com 600 obras
Paraná recebe encontro nacional para debater incentivo ao turismo rural no Brasil
Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X