AMP

O país é pobre, mas o governo é rico – por Caio Gottlieb

A grandeza da comitiva, aliás, virou assunto no noticiário na imprensa de Lisboa....

Publicado em

Por Caio Gottlieb

São dados oficiais, registrados nas contas do governo federal: só em diárias, os servidores (ministros e assessores da presidência) que acompanharam Lula e Janja na viagem de cinco dias entre Portugal e Espanha, em abril, abocanharam 1,1 milhão de reais.

A grandeza da comitiva, aliás, virou assunto no noticiário na imprensa de Lisboa.

O esbanjamento de dinheiro não foi menor em Madri, onde o hotel que recebeu a turma para uma permanência de pouco mais de 24 horas saiu pela bagatela de 850 mil reais.

Ainda na estada-relâmpago da caravana na capital espanhola, foram torrados com aluguel de carros e despesas burocráticas outros 800 mil reais, além de mais 17 mil pagos pelos serviços de um intérprete.

Voltando à Europa em maio para assistir à coroação do rei Charles, o presidente e seu cortejo custaram aos cofres públicos mais de 1,3 milhão de reais com a hospedagem de dois dias ocupando 57 quartos de um dos hotéis mais luxuosos de Londres.

Porém, o recorde até agora continua sendo o tour presidencial pela China, em abril, que tirou do bolso dos brasileiros que pagam impostos mais de R$ 6,6 milhões para cobrir as despesas de uma delegação oficial de 80 felizardos.

Com a porteira aberta pelo chefe, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, não fez cerimônia para levar treze auxiliares à Suíça, dias atrás, ao custo de 448 mil reais.

Em contraste com o comportamento perdulário de um governo que se diz defensor dos miseráveis, nada mudou para as pessoas humildes que continuam frequentando a tristemente famosa fila do osso de Cuiabá.

Ninguém acredita, obviamente, que os novos donos do poder cumpram a promessa eleitoreira de botar picanha na mesa de milhões de brasileiros famintos, nem que resolvam o problema do desemprego e as graves deficiências na saúde, na educação e na segurança que afetam a esmagadora maioria da população.

Mas não é pedir muito que, tendo a responsabilidade de administrar um país com tantas carências como é o nosso, deem pelo menos algum exemplo de austeridade.

*Por se tratar de um texto que traz opinião pessoal, o artigo não reflete necessariamente a opinião da CGN.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile