São Paulo massacra desastroso Tolima e fica perto das oitavas da Sul-Americana

Com o resultado, o São Paulo permanece na liderança da chave, com 13 pontos. Em seguida vem o Tigre, com 10. Tolima, que somou cinco pontos...

Publicado em

Por Agência Estado

Sensatez e paciência foram as palavras chave para o São Paulo conseguir abalar a estratégia desastrosa do Deportes Tolima, nesta quinta-feira, e aplicar uma goleada por 5 a 0 sobre os colombianos, no Morumbi, pela quinta rodada do Grupo D da Copa Sul-Americana. Com um jogador a mais em campo por mais de 65 minutos, os comandados de Dorival Júnior não tiveram dificuldades para reencontrar o caminho das vitórias após dois tropeços consecutivos.

Com o resultado, o São Paulo permanece na liderança da chave, com 13 pontos. Em seguida vem o Tigre, com 10. Tolima, que somou cinco pontos até aqui, e Academia Puerto Cabello, que perdeu todos os jogos, estão eliminados.

No dia 27 de junho, novamente no Morumbi, o time tricolor recebe os argentinos para definir quem fica com a liderança do Grupo D. O primeiro colocado vai diretamente às oitavas de final, enquanto o segundo terá de jogar um playoff com um dos terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores. Para avançar na ponta, o São Paulo pode perder por até três gols de diferença.

Os colombianos começaram o jogo com mais volume diante da urgência de vitória, mas confundiram vontade com agressividade e cometeram várias faltas contra os jogadores são-paulinos. Ao empurrar os donos da casa para o campo de defesa, o Tolima abriu espaços para o São Paulo armar jogadas de velocidade pelas beiradas.

Foi assim que o time da casa abriu o marcador. Luciano arrancou pelo meio, encontrou Calleri pela esquerda. O argentino ficou no mano a mano com a marcação, ajeitou a bola para a perna direita e acertou um lindo chute, aos 28 minutos. Se a vida do Tolima estava difícil, ficou ainda mais. Riascos foi expulso após receber o segundo cartão amarelo por cometer falta durante o progresso do ataque são-paulino que levou ao gol.

Não demorou muito para o cenário do jogo tornar o São Paulo o protagonista no ataque. As circunstâncias levaram os donos da casa a controlar a posse de bola e permitiram que, aos 35, Luciano concluísse em gol uma bela trama, ampliando o placar. Dois minutos depois, Caio Paulista fez mais um, mesmo sem tanto capricho técnico.

O grande diferencial do São Paulo no jogo foi não se deixar levar pela postura violenta dos colombianos. O time se manteve ponderado e parecia prever que a qualquer momento a estratégia do Tolima iria por água a baixo.

Com a vitória encaminhada, o técnico Dorival Junior optou por administrar a energia da equipe e trocou alguns titulares na volta do intervalo, dando descanso para Calleri, Rafinha e Pablo Maia, de olho no clássico com o Palmeiras no domingo, às 16h, pelo Campeonato Brasileiro. O jogo acontece no Morumbi e terá transmissão da TV Globo e do Premiere.

O São Paulo seguiu administrando o jogo e buscando com cautela uma vantagem ainda maior no marcador. Caio Paulista, aos 16, emendou uma pancada, de primeira na entrada da área, e fez mais um golaço. Ainda teve tempo para David deixar o seu, aproveitando assistência de Juan.

Sem poder de reação, aos colombianos só restou ouvir os gritos de “olé” da torcida tricolor. O São Paulo manteve a tranquilidade e conduziu a goleada até o apito final.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO 5 X 0 TOLIMA

SÃO PAULO – Rafael; Rafinha (Nathan Mendes), Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia (Luan), Gabriel Neves e Michel Araújo (Rodrigo Nestor); Juan, Luciano (Marcos Paulo) e Calleri (David). Técnico: Dorival Junior.

TOLIMA – Neto Volpi; Riascos, Juan Arboleda, Cuenú e Junior Hernández (Trujillo); Juan Ríos, Nieto (Boné) e Arango (Barbosa); Guzmán (Mera), Lucumí e Herazo (Gil). Técnico: Juan Cruz Real.

GOLS – Calleri, aos 28, Luciano aos 35, e Caio Paulista, aos 37 minutos do primeiro tempo. Caio Paulista, aos 16, e David aos 32 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Cuenú, Mera, Ríos, Lucumí, Rafinha, David, Nestor.

CARTÃO VERMELHO – Riascos.

ÁRBITRO – Leodán González (URU).

RENDA – R$ 2.201.501,00.

PÚBLICO – 44.102 torcedores.

LOCAL – Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile