AMP
Coreografias selecionadas encerram a Mostra Paranaense de Dança no Teatro GuaíraFoto: Cayo Vieira

Coreografias selecionadas encerram a Mostra Paranaense de Dança no Teatro Guaíra

“A Mostra tem participação efetiva na formação desses jovens bailarinos porque é uma oportunidade para eles dançarem e se aprimorarem. Neste encerramento, temos também um momento......

Publicado em

Por CGN

Coreografias selecionadas encerram a Mostra Paranaense de Dança no Teatro GuaíraFoto: Cayo Vieira

A Mostra Paranaense de Dança 2023 termina neste fim de semana em Curitiba depois de quase dois meses e mais de 500 coreografias inscritas. O festival reuniu jovens artistas de todo o Paraná e também de Santa Catarina em uma grande troca de experiências e desenvolvimento. Para o encerramento, cerca de 150 coreografias selecionadas serão apresentadas. O público poderá prestigiar a Mostra Final entre sexta-feira (9) e domingo (11) no Auditório Bento Munhoz da Rocha (Guairão), com ingressos a R$ 30.

“A Mostra tem participação efetiva na formação desses jovens bailarinos porque é uma oportunidade para eles dançarem e se aprimorarem. Neste encerramento, temos também um momento de grande celebração em um lugar emblemático, que é o Guairão”, ressalta a coordenadora de projetos da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra (ABABTG), Simone Bönisch.

Para a abertura de cada espetáculo, a programação vai contar com bailarinos ou grupos profissionais convidados. Logo na primeira noite, a Curitiba Cia de Dança, sob direção de Nicole Vanoni, apresenta uma Suíte do 1º Ato de Dom Quixote, uma montagem que tem como coordenadora de cena e ensaiadora convidada a renomada Ana Botafogo, uma das principais bailarinas do país e que tem mais de 45 anos de carreira.

No sábado, a abertura fica por conta dos bailarinos Bárbara Mel e Rômulo Castilho, que apresentam o “Grand Pas de Deux Cisne Negro”, de Julius Reisinger, com remontagem, adaptação e direção de Ian Mickiewicz.

No último dia, o público poderá prestigiar a EF Jazz Company, com o trabalho “Ruídos e Paixões”, que tem coreografia e direção de Eliane Fetzer.

A Mostra Final também terá apresentações no Memorial de Curitiba, no sábado e no domingo. Batizado de Palco Alternativo, o espaço vai ter entrada gratuita. O objetivo é divulgar os trabalhos e aproximar o público dos artistas, alcançando espaços não convencionais. 

ATRAÇÕES EXTRAS – No Teatro Guaíra, a programação da Mostra Final também conta com oito oficinas, todas com inscrições esgotadas. Elas oferecem a oportunidade de aprimoramento técnico e artístico, sempre durante as manhãs.

Nos dias 10 e 11, a bailarina e autora de livros Regina Kotaka promove uma troca de experiências sobre balé clássico. Já o jazz será tema de duas oficinas, uma no dia 10, com Julia Meirelles e Juliano Peçanha, e outra no dia 11, com Eliane Fetzer.

Para oportunizar o aprimoramento da técnica masculina, a Mostra conta com uma oficina ministrada por Ian Mickiewicz, no dia 10. No dia seguinte, Daniel Siqueira divide conhecimentos sobre pilates e fortalecimento para a dança.

Também nos dias 10 e 11, a Mostra oportuniza o aprimoramento sobre dança contemporânea com Patrícia Machado.

MOSTRA – A Mostra Paranaense de Dança contou com aproximadamente 2 mil inscritos em 2023, edição que marcou o retorno do evento, suspenso por três anos por conta da pandemia do novo coronavírus. Desde abril, as seletivas passaram pela capital e também pelos municípios de Ponta Grossa, Campo Mourão, Toledo e Apucarana. Oficinas gratuitas foram oferecidas durante o processo.

Com dança e ampla participação, o evento também proporcionou uma programação especial com a circulação do Balé Teatro Guaíra, que fez apresentações gratuitas e ensaios didáticos para estudantes da rede pública nas cidades das seletiva, mas também em cidades próximas como Foz do Iguaçu, Guarapuava, Dois Vizinhos e Arapongas, atingindo um público de mais de 5.200 pessoas.

“Foi uma experiência única de retomada depois de toda a situação da pandemia. Uma promoção de interação entre os artistas para congregar e com um valor único de reencontro”, ressalta Simone.

A Mostra é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe e o apoio das prefeituras de Ponta Grossa, Guarapuava, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Toledo, Dois Vizinhos, Apucarana e Arapongas, Parque Tecnológico Itaipu, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, PalcoParaná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Estado do Paraná; patrocínio das empresas Camagril, Nórdica Veículos, Grupo Pegoraro, Plast & Pack, Pavi Serviços Ambientais, Fuga Couros, Stampa Food, Aços Continente, ACSO, Ferragens Negrão, Transportes Treméa e Londrisaúde; e realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, Ministério da Cultura e governo federal.

Serviço:

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

Na sexta-feira (9) e sábado (10), às 20h

No domingo (11), às 18h

Ingressos: R$ 30,00 com direito a meia entrada para determinados públicos

Venda antecipada pela internet pelo ou diretamente na bilheteria do Guaíra a partir de duas horas antes do começo do espetáculo

Memorial de Curitiba

No sábado (10) e domingo (11) às 14h

Evento gratuito

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Musical "Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças" chega ao Guairinha em maio
Arnaldo Antunes e Vitor Araújo tocam "Lágrimas no Mar" no Guairão no dia 18 de maio
MON divulga programação especial da Semana Nacional de Museus 2024
Paraná quer receber unidade da Escola de Balé da Ópera de Paris
Paraná sela parceria para ter filial do Pompidou em Foz do Iguaçu
Caminhos da Reportagem conta histórias de pessoas presas injustamente
Lançamentos de livros, oficinas e exposições: veja a agenda de maio na Biblioteca Pública
Festival de Audiovisualidades do MAC-PR prorroga inscrições e expande programação
Barbatuques, Balé Teatro Guaíra, novos livros e exposição inédita no MAC marcam agenda cultural
Multiartista curitibano Rimon Guimarães é o próximo a ocupar a Sala Aberta do MAC-PR
MON promove segundo ciclo de seminários com proposta de imersão no acervo
Com apoio do CJAP, jovens do Paraná são destaque em concurso de arte internacional
Teatro José Maria Santos recebe três peças neste final de semana
Literatura kitsch é assunto de reportagem especial do novo Cândido
MON oferece oficinas e mediações para interessados "mergulharem" nas obras
"Conexões": Balé Teatro Guaíra reúne coreógrafo francês, valsa e dança contemporânea
1º de maio: exposições no MON, MAC, MUPA e Alfredo Andersen são destaques do feriado
Guairinha recebe a ópera infantil "A Floresta em Chamas" em maio
Joana Vasconcelos é tema da edição de maio do Arte para Maiores no MON
Festival de dança O Corpo Negro oferece 60 atrações gratuitas no Rio
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile