AMP
Fábio Dias 2023Foto: PCPR

PCPR amplia conexões com a sociedade com palestras e orientações sobre crimes virtuais

Os eventos aconteceram em quatro escolas, na União dos Dirigentes Municipais de Educação e no Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas, em Curitiba; no Instituto......

Publicado em

Por CGN

Fábio Dias 2023Foto: PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) orientou 2.110 pessoas sobre crimes virtuais, polícia judiciária e segurança pública nos últimos 15 dias, em Curitiba, Paranaguá (Litoral) e Jaguariaíva (Campos Gerais). As palestras foram ministradas por investigadores, psicólogos e delegados da PCPR.

Os eventos aconteceram em quatro escolas, na União dos Dirigentes Municipais de Educação e no Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas, em Curitiba; no Instituto Federal do Paraná e na Secretária Municipal de Assistência Social, em Paranaguá; e em nove escolas, em Jaguariaíva. Foram impactados alunos, pais e educadores.

A interação visa a aproximação entre a PCPR e a população, além de conscientizar e prevenir que os adolescentes e adultos sejam vítimas de crimes. Os temas envolveram violências nas escolas, crimes virtuais e serviços de polícia judiciária que podem ser acessados pela população.

De acordo com o psicólogo Sérgio Morgenstern, é necessário que os pais e responsáveis estejam sempre atentos aos conteúdos acessados pelos jovens nas redes sociais, acompanhando o mais próximo possível. “Também ressaltamos que, em qualquer caso de crime virtual, é essencial que a vítima procure uma de nossas delegacias e denuncie. Contamos com uma estrutura capaz de identificar, localizar e punir os responsáveis por perfis falsos na internet”, afirma.

A diretora de um dos colégios que a PCPR esteve, Doraci Cardoso, ressaltou que as palestras foram de extrema importância para levar esclarecimentos aos alunos. “Muitos adolescentes acham que não serão rastreados ou identificados, por isso acabam falando e fazendo coisas indevidas. Importante que eles entendam que é um meio importante, mas que precisam ter consciência de uso”, complementa.

O delegado Thiago Lima, um dos responsáveis por orientar os alunos, afirma que essa iniciativa estreita os laços e insere a Polícia Civil na comunidade estudantil. “Orientamos os alunos sobre os riscos e benefícios do uso da internet, a fim de que eles se protejam dos crimes e das atividades antissociais, além de evitarem alguma irregularidade que possa ensejar um ato infracional e gerar responsabilidade perante a justiça da infância e juventude”, finaliza Lima.

EVENTOS – Um dos eventos aconteceu nos dias 24 e 25 de maio, o “Jaguariaíva Sem Drogas”, que teve como intuito conscientizar crianças de 9 e 10 anos sobre as drogas. O delegado Lucas Maia comenta sobre a importância de trazer o assunto para o público-alvo. “O trabalho orientativo da PCPR nas escolas serve também como uma rede de proteção aos alunos. É através dessas ações que levamos informações e orientamos sobre temas pertinentes para o público jovem”, afirma.

No dia 16 de maio, a PCPR participou do Fórum Estadual Ordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A roda de conversa teve como tema segurança nas escolas e contou com a presença do delegado Cristiano Quintas. “Pudemos divulgar conhecimento, informações sobre segurança escolar, a fim de tratar a situação de violência de forma série e também de forma eficaz”, afirma.

PCPR NA COMUNIDADE – As palestras ofertadas pela PCPR fazem parte do PCPR na Comunidade. O projeto tem o objetivo de levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, aproximar a PCPR da população, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e conclusão de investigações. Além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição PCPR em atividades sociais em prol da sociedade.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Helicóptero que vai ajudar vítimas das chuvas decola para o Rio Grande do Sul
Apoio nas chuvas: Paraná envia força-tarefa do Corpo de Bombeiros ao Rio Grande do Sul
Chuvas: Paraná envia força-tarefa do Corpo de Bombeiros ao Rio Grande do Sul
Com viaturas, barcos e helicóptero, Paraná envia força-tarefa dos bombeiros ao Rio Grande do Sul
PMPR participa de nova campanha de segurança ao turista em Foz do Iguaçu
Em apenas 20 dias, Operação Mulher Segura faz 122 prisões no Paraná
PCPR na Comunidade levará serviços de polícia judiciária à população de Foz do Iguaçu
Em 20 dias, Operação Mulher Segura faz 122 prisões no Paraná
Polícia Civil forma sete alunos no curso de operações aéreas de segurança pública
Mortes violentas têm queda de 31% no primeiro trimestre no Rio
Com apoio de cão, PM apreende 1,5 tonelada de maconha em Santa Helena
Laboratório de genética forense da Polícia Científica do Paraná completa 22 anos
PCPR prende três pessoas em flagrante por falsificação de remédios em Curitiba
Polícia Civil indicia envolvidos na morte de advogado no centro do Rio
Major do Corpo de Bombeiros apresenta manual de atendimento a pessoas autistas
Com apoio de cão, PM apreende 2 toneladas de maconha em caminhão em Iguaraçu
Polícia Militar apreende 2 toneladas de maconha em caminhão em Iguaraçu
PCPR prende seis membros de organização criminosa ligada ao tráfico e lavagem de dinheiro
PCPR prende seis membros de organização criminosa ligada a tráfico e lavagem de dinheiro
Operação da PCPR e PRF prende duas pessoas envolvidas em roubos de cargas
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile