AMP
Imagem Ilustrativa

Câmara pede liberação do Canabidiol e aripiprazol pelo SUS

A moção pede ao Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS), órgão responsável pela análise técnica que define a incorporação de novos medicamentos ao...

Publicado em

Por Diego Cavalcante

Imagem Ilustrativa

Foi aprovada pela Câmara de Cascavel nesta segunda-feira (28) a ­­­­­­­­­­­­­­­Moção de Apelo nº 40 de 2023 ao Governo Federal para que os medicamentos Canabidiol e Aripiprazol componham a lista de medicamentos liberados pelo SUS.  O documento foi assinado pelos vereadores Alécio Espínola (PSC), Dr. Lauri (PROS), Edson Souza (MDB), Serginho Ribeiro (PDT), Tiago Almeida (União Brasil), Cidão da Telepar (PSB) e pelas vereadoras Professora Liliam (PT) e Professora Beth Leal (Republicanos).

A moção pede ao Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS), órgão responsável pela análise técnica que define a incorporação de novos medicamentos ao SUS e também ao Ministério da Saúde, que garantam a disponibilidade gratuita dos dois medicamentos que são fundamentais para o tratamento de diversas condições de saúde, incluindo o Transtorno do Espectro Autista.

O Canabidiol (CBD) é um dos 80 canabinóides presentes na planta Cannabis sativa e não produz os efeitos psicoativos típicos da planta extraído da planta da maconha e tem propriedades medicinais comprovadas no tratamento de várias condições, incluindo epilepsia, ansiedade e dor crônica. O Aripiprazol é um medicamento antipsicótico atípico utilizado no tratamento de transtornos mentais, incluindo esquizofrenia e transtorno bipolar, e pode ser eficaz também no tratamento de sintomas do TDHA, como comportamentos repetitivos e agressividade.

No entanto, o alto custo desses medicamentos muitas vezes impede o acesso de pacientes com TEA e outras condições de saúde aos tratamentos necessários. A inclusão desses medicamentos na lista de medicamentos liberados pelo SUS pode ajudar a torná-los mais acessíveis, garantindo o tratamento adequado para aqueles que precisam, defendem os vereadores.

Além disso, a inclusão dos medicamentos Canabidiol e Aripiprazol na lista de medicamentos liberados pelo SUS pode ajudar a reduzir o estigma em relação ao uso destes remédios e suas importantes contribuições para a saúde de milhares de pessoas.

Assessoria de Imprensa/CMC

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile