AMP

Pesquisa mostra redução nos preços dos combustíveis; já o gás de cozinha aumentou

A Agência Nacional do Petróleo indica que o botijão de 13 quilos do gás vendido em Umuarama é hoje o segundo mais caro do Paraná.....

Publicado em

Por Redação CGN

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Municipal – divulgou, nesta sexta-feira (03), pesquisa de preço de combustíveis e do gás de cozinha, o GLP (botijão de 13 quilos). Apesar de não refletir a proporção anunciada pelas refinarias, os preços da gasolina, do álcool e diesel apresentaram redução significativa em comparação com a pesquisa anterior.

A gasolina comum está 8,5% mais barata, já a aditivada recuou 8,2%. O etanol registrou a maior queda de preço (-14,2%) e o óleo diesel baixou 9,1% (a redução foi de 10,2% no diesel S10). “Verificamos redução percentual compatível com os valores encontrados em outras cidades da região, no comparativo com o último levantamento. Esperamos que, na medida que os estoque antigos sejam renovados, os preços baixem ainda mais”, avaliou o coordenador do Procon, secretário João Paulo Souza Oliveira.

Com relação ao gás de cozinha, a baixa acumulada no ano de 21% – anunciada pela Petrobras – não chegou ao consumidor em Umuarama. O preço médio teve ligeira alta em torno de 1%. O Procon instaurou 16 processos administrativos para apuração os motivos. “Concederemos o prazo legal de dez dias para que os empresários do setor justifiquem a manutenção do preço no atual patamar, devendo apresentar documentos que apoiem as alegações”, explicou. As revendedoras serão notificadas a partir desta segunda-feira (06).

A ANP (Agência Nacional do Petróleo) indica que o botijão de 13 quilos do gás vendido em Umuarama é hoje o segundo mais caro do Paraná. “A semelhança nos preços praticados pelas distribuidoras também foi notada mais uma vez. Nos últimos seis meses, a diferença de preço entre os fornecedores não passou de R$ 5,00”, relatou João Paulo. 

O Procon já havia notificado a ANP sobre a prática e em resposta a agência informou monitorar o setor em Umuarama, para apurar possível prática de combinação de preços.

Clique nos links abaixo para download das tabelas da pesquisa do Procon:

Combustíveis

Gás de cozinha

Fonte: Procon

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile