AMP
Banco de Alimentos do Paraná recebe Prêmio Aster 2023 pela responsabilidade socialFoto: Gilson Abreu/AEN

Banco de Alimentos do Paraná recebe Prêmio Aster 2023 pela responsabilidade social

A Ceasa Paraná é vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e coube ao secretário Norberto Ortigara apresentar o programa Banco de......

Publicado em

Por CGN

Banco de Alimentos do Paraná recebe Prêmio Aster 2023 pela responsabilidade socialFoto: Gilson Abreu/AEN

O projeto Banco de Alimentos Comida Boa, da Ceasa Paraná, foi condecorado na noite desta quinta-feira (25) com o Prêmio Aster 2023 na categoria Responsabilidade Social, promovido pela Esic Business & Marketing School, instituição espanhola com unidade em Curitiba. O evento aconteceu na Ópera de Arame, juntamente com a formatura de jovens nos cursos de Administração, Tecnologia em Gestão Comercial e Negócios Internacionais.

A Ceasa Paraná é vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e coube ao secretário Norberto Ortigara apresentar o programa Banco de Alimentos Comida Boa ao público que ocupou a maior parte do teatro. O projeto é desenvolvido em parceria com agricultores que colocam produtos nas cinco centrais de abastecimento do Estado e com o Sindicato dos Permissionários da Ceasa (Sindaruc).

“Produzir alimentos é o verdadeiro negócio do Paraná e do Brasil, aquele que confere pegada competitiva no mundo, mas no campo nem tudo sai perfeito, uma fruta ou um legume nasce torto ou amassa quando vai para o atacado ou varejo, sendo rejeitado pelo consumidor”, disse.

“Mas é comida, e numa iniciativa sensata, inteligente e correta, todos os dias recolhemos isso e, ou entregamos diretamente a instituições que cuidam de pessoas vulneráveis ou fazemos um processamento mínimo, embalando a vácuo ou transformando em compotas, doces, geleias que demoram um pouco mais na prateleira e atendem os mais vulneráveis”, acrescentou.

Para o presidente da Ceasa Paraná, Éder Bublitz, a conquista do prêmio representa o reconhecimento da sociedade em relação a um bom projeto. “Isso é extremamente importante, fortalece o programa”, salientou.

Em 2022 foram arrecadadas, processadas e distribuídas 4,86 mil toneladas de hortigranjeiros para 330 entidades assistenciais em todo o Estado. Naquele ano o Banco de Alimentos do Paraná atendeu 1,5 milhão de pessoas.

Bublitz destacou também que o trabalho envolve detentos, que se dedicam ao processamento, o que ajuda na remição de pena e no aprendizado de uma nova profissão. “O programa reconhece a importância da vida, recupera muitas vidas, além de reduzir o desperdício de alimentos, o que já é uma missão nobre”, afirmou. Segundo ele, entre os que se dedicaram à tarefa nas Ceasas e deixaram o sistema prisional, 68% estão com carteira de trabalho assinada.

Compondo a mesa de honra das festividades, o secretário da Agricultura e do Abastecimento também teve a tarefa de entregar diplomas a alguns dos formandos. “Continuem estudando todos os dias da vida profissional de vocês”, aconselhou Ortigara. “O tempo é de mudança veloz, se vocês, se eu não fizermos isso alguém vai fazer e nos ultrapassar em capacidade todos os dias”.

ESIC – Criada na Espanha em 1965, a Esic Business & Marketing School é uma das principais escolas de negócio do mundo, com foco na gestão empresarial, marketing e logística. Presente no Brasil desde 2002, com sede em Curitiba, oferece cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação, além de contar com um colégio internacional, com turmas do ensino fundamental ao médio.

O Prêmio Aster (estrela em grego) distingue pessoas ou instituições em seis categorias: Trajetória Empresarial, Trajetória Profissional, Comunicação, Empreendedorismo, Responsabilidade Social e Investigação em Pesquisa. Os projetos inscritos foram analisados por uma comissão composta por professores, jornalistas e empresários.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Produção de mandioca deve crescer 6% no Paraná em 2024, projeta boletim do Deral
Produção de mandioca deve crescer 6% no Paraná, projeta boletim do Deral
Estados do Sul debatem formas de reduzir emissão de gases de efeito estufa na agricultura
Com investimento do Estado, Pato Branco vai construir Restaurante Popular
Campanha de atualização de rebanhos começa nesta quarta-feira no Paraná
Governo do Estado divulga pesquisa com preços das terras agricultáveis no Paraná
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde na produção de feijão
Com apoio do Estado, 17ª ExpoFrísia propõe discussões sobre o mercado leiteiro
Ceasa de Londrina estará aberta na próxima quarta-feira, dia 1º de maio
Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria
Estado e Ocepar estudam estratégias para transformar o feijão em produto de exportação
Mais um frigorífico do Paraná é habilitado para exportar frango halal para a Malásia
Rede de Agropesquisa do Paraná inicia projeto para combate à cigarrinha-do-milho
Ceasa Paraná promove licitação para obras na unidade atacadista de Londrina
Pesquisa da Rede Fitossanidade Tropical avalia eficiência de fungicidas na cultura do milho
Com adesão de consórcio, selo de sanidade agroindustrial chega a 135 municípios
Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada
Paraná tem 55 premiados no Mundial do Queijo; Melhor Queijeiro também é do Estado
Prazo para atualização obrigatória de rebanhos começa em 1º de maio no Paraná
Seagri e cooperativas da agricultura familiar participam de feira internacional de frutas
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile