AMP
Nesta quinta-feira (25), mais 419 novos profissionais passaram a integrar o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. A formatura aconteceu no Palácio Iguaçu, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, que destacou o fato desta ser a maior contratação nos últimos 10 anos, além de ser a primeira que ocorre após a autonomia da corporação, aprovada em dezembro de 2022.Foto: Ari Dias/AEN

Na maior contratação em dez anos, 419 bombeiros se formam para atuar em todo o Paraná

“Essa é a maior contratação dos últimos 10 anos, o que é uma garantia de que a população paranaense terá uma corporação cada vez mais qualificada,......

Publicado em

Por CGN

Nesta quinta-feira (25), mais 419 novos profissionais passaram a integrar o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. A formatura aconteceu no Palácio Iguaçu, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, que destacou o fato desta ser a maior contratação nos últimos 10 anos, além de ser a primeira que ocorre após a autonomia da corporação, aprovada em dezembro de 2022.Foto: Ari Dias/AEN

Nesta quinta-feira (25), mais 419 novos profissionais passaram a integrar o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. A formatura aconteceu no Palácio Iguaçu, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, que destacou o fato desta ser a maior contratação nos últimos 10 anos, além de ser a primeira que ocorre após a autonomia da corporação, aprovada em dezembro de 2022.

“Essa é a maior contratação dos últimos 10 anos, o que é uma garantia de que a população paranaense terá uma corporação cada vez mais qualificada, com uma nova geração de profissionais capacitados e à disposição para servir e cuidar das pessoas”, afirmou o governador.

Ratinho Junior também ressaltou outros investimentos recentes para a instituição. “Após 110 anos de história, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná passou a ser uma instituição autônoma, com orçamento e comando independentes. O Estado também investe na melhoria da infraestrutura, novos equipamentos e veículos, além de termos autorizado concurso para a contratação de mais 130 profissionais, o que garante que a corporação continue a ser a melhor do Brasil”, acrescentou.

Os novos bombeiros militares passaram por um treinamento de 1.500 horas ao longo de nove meses em diversas cidades do Paraná. O curso abrangeu diversas disciplinas práticas e teóricas, como combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar, busca, resgate e salvamentos em diferentes situações, telecomunicação de emergências e Direito e legislação.

Entre os formados, 47 são mulheres, o equivalente a 11% do total, o que faz desta também a maior contratação de bombeiras da história do Estado. Outro dado importante foi o ingresso de 68 pessoas negras, que compõem 16% dos recém-formados, ampliando a diversidade da corporação.

A partir de agora, os bombeiros passarão a atender todas as regiões do Estado. Eles ficarão lotados em 18 quartéis de 15 diferentes cidades: Apucarana, Cianorte, Colombo, Curitiba, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Maringá, Londrina, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais e Umuarama.

EFETIVO – De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Teixeira, a formatura dos 419 bombeiros, somada à autorização para a contratação de mais 130, representa um incremento considerável no efetivo total da instituição, que agora conta com 3.302 profissionais.

“Atualmente, a corporação já faz um trabalho de excelência. Com esses novos profissionais, que representam um aumento de quase 20% no total de bombeiros, e que foram submetidos a vários testes intelectuais, físicos e psicológicos para estarem plenamente aptos para cumprirem as suas funções, a tendência é melhorar ainda mais os serviços prestados à população”, afirmou.

O novo concurso, autorizado em 18 de maio pelo governador, prevê que a Secretaria de Segurança Pública do Estado pode contratar a empresa responsável pela organização e realização do certame. Mais detalhes serão divulgados com a publicação do edital.

INDEPENDÊNCIA – Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Vasco de Figueiredo Junior, a contratação é mais uma demonstração que o Poder Executivo dá em relação à valorização da corporação. “A autonomia proposta pelo Governo do Estado e aprovada pela Assembleia Legislativa prova também que o Corpo de Bombeiros tem capacidade de gerenciar as suas próprias ações e garante que os profissionais estejam focados em suas atividades”, disse.

Presente no Plano de Governo de Ratinho Junior, a mudança fez com que a Polícia Militar deixasse de ser responsável pelas atividades de gestão de recursos humanos, aquisição de materiais e equipamentos do Corpo de Bombeiros. Com isso, a corporação passou a ter controle orçamentário total para a gestão de suas atividades.

Desde então, os bombeiros passaram a operar exclusivamente no cumprimento de suas missões constitucionais, que são a coordenação e a execução de atividades de defesa civil, o exercício do poder de polícia referente à prevenção e combate a incêndios, pânico e desastres, prevenção de afogamentos na orla marítima e fluvial, buscas, salvamentos, socorros e atendimento pré-hospitalar.

“Após a capacitação, eles estão prontos para trabalharem em uma gama muito grande de atividades em todas as áreas de atuação da corporação, como combate a incêndios, buscas, salvamentos, nas ambulâncias do Siate e nas ações da temporada de verão”, acrescentou o comandante-geral.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade de formatura o vice-governador Darci Piana; a primeira-dama e presidente do Conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o chefe da Casa Militar, Sérgio Viera; o secretário de Estado da Comunicação, Cleber Mata; o comandante-geral da Polícia Militar, Sérgio Teixeira; o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Fernando Schünig; os deputados estaduais Marcia Huçulak, Nelson Justus, Gilberto Ribeiro e Soldado Adriano José; os prefeitos de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt; de Mallet, Moacir Szinvelski; Imbituva, Celso Kubaski; Cerro Azul, Patrik Magari; e São José dos Pinhais, Margarida Singer.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Polícia Civil do Paraná ganha novo sistema de promoções e código disciplinar mais moderno
PCPR e PCSP prendem suspeito de duplo feminicídio ocorrido em Bandeirantes
Concurso da Polícia Penal do Paraná registra 24.933 inscrições; O Edital prevê vagas para Cascavel
PCPR na Comunidade percorre Morretes, Antonina e Jandaia do Sul nesta semana
Operação Páscoa: balanço da PMPR mostra que mortes caíram 33% nas rodovias estaduais
Dia da Mentira: PCPR publica cartilha sobre golpes clássicos e armadilhas digitais
Apesar de indícios de racha, estrutura do PCC já está consolidada
PCPR na Comunidade atende mais de 3,4 mil pessoas em Manoel Ribas e Maringá
Polícia Penal desenvolve 254 ações de combate à violência contra a mulher
Pessoas privadas de liberdade confeccionam 1.168 brinquedos para crianças em vulnerabilidade
Prefeitos equatorianos buscam proteção policial em meio à violência
Operação Páscoa: Polícia Militar reforça fiscalização nas rodovias estaduais durante feriado
Mulheres das polícias Civil e Científica ajudam Paraná a ser exemplo na solução de crimes
Operação Átria: PCPR prende 779 pessoas por crimes contra mulheres em março
Mês da Mulher: conheça a policial penal que chefia o trabalho e educação dos presos
Livro de colorir criado por mulheres privadas de liberdade é usado em APAE de Iporã
Cosud apresenta à União e Congresso proposta de endurecimento das leis penais
Polícia Penal e Senai capacitam homens privados de liberdade em Londrina
PCPR começa diligências para investigar desabamento de laje em Pontal do Paraná
Polícia Penal e Unioeste formam mulheres privadas de liberdade em curso de Direitos Humanos
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile