AMP

Mais uma do caudilho das Araucárias – por Caio Gottlieb

Excluindo os setores da administração estadual que tratam do assunto e aquela parte da população mais antiga com boa memória, pouca gente tinha conhecimento ou lembrança...

Publicado em

Por Caio Gottlieb

Certamente deve ter surpreendido a imensa maioria dos paranaenses a recente notícia de que o governo do Estado quitou a primeira parcela de um débito bilionário que estava pendurado há décadas no banco Itaú.

Excluindo os setores da administração estadual que tratam do assunto e aquela parte da população mais antiga com boa memória, pouca gente tinha conhecimento ou lembrança dessa história que está celebrando aniversário de 25 anos.

Tudo começou em 1998 quando o Banco do Estado do Paraná, ainda controlado pelo governo, à época chefiado por Jaime Lerner, comprou títulos da dívida pública oferecendo ações da Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica), igualmente estatal, como garantia.

Ocorre que em 2003, três anos após o Banestado ter sido vendido para o Itaú, deu na veneta do então governador Roberto Requião, logo no começo do seu segundo mandato, de suspender o pagamento desses precatórios, levando o banco a abrir um processo judicial para restabelecer as regras da cobrança de seus haveres.

Já tramitando há algum tempo no Supremo Tribunal Federal, a longa querela jurídica foi encerrada no início deste ano, em acordo entre as partes pactuado pelo ministro Ricardo Lewandowiski, ficando acertado que o governo paranaense pagará ao Itaú cerca de 600 milhões de reais anualmente até 2025 para quitar a dívida que hoje alcança a cifra de R$ 1,7 bilhão.

À época, no seu velho estilo populista, Requião fez muito proselitismo político e atacou os banqueiros com irados discursos demagógicos de cunho socialista para justificar o calote.

Obviamente, a conta do desatino acabaria chegando um dia, como, de fato, chegou, com juros e correção monetária, caindo nas costas do governador Ratinho Junior que não teve nada a ver com a irresponsabilidade do antecessor.

É a isso que se chama de herança maldita.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile