Dubai: Projeto propõe bairro suspenso 500m acima do chão ao redor do maior arranha-céu do mundo

De acordo com o ZNera, escritório responsável pelo projeto, a idealização do Downtown Circle vem ao encontro do dilema vivido em Dubai, um dos maiores centros...

Publicado em

Por Agência Estado

Uma construção em formato circular suspensa a 500 metros de altura, ao redor do maior prédio do mundo. Este é o projeto de um escritório de arquitetura em Dubai, que idealizou o Downtown Circle, um bairro nas alturas, de cinco andares, envolvendo o Burj Khalifa, arranha-céu com 829,8 metros, quase o dobro da altura do Empire State Building.

De acordo com o ZNera, escritório responsável pelo projeto, a idealização do Downtown Circle vem ao encontro do dilema vivido em Dubai, um dos maiores centros urbanos do mundo, de como construir densamente mantendo a habitabilidade para a população. “A megaestrutura proposta de 550 metros de altura oferece uma alternativa aos arranha-céus singulares e desconectados encontrados na maioria das áreas metropolitanas”, escreveu a empresa em seu Instagram.

O projeto ambicioso tem como um dos pilares a sustentabilidade e a autossuficiência. Abrigando moradias, áreas comerciais e corporativas e espaços culturais em uma circunferência de cerca de três quilômetros, a construção tem como área central o Skypark, uma área verde que conecta os cinco andares da estrutura, com pântanos, cachoeiras, vegetação tropical e várias floras, conforme descrevem os responsáveis ao projeto para o The National News, jornal dos Emirados Árabes Unidos.

O plano também seria ter áreas para captação de água da chuva, energia solar e um sistema de armazenamento de carbono e filtragem de poluentes do ar como parte do ecossistema urbano. O Downtown Circle ainda conta com uma espécie de persianas externas, com um desempenho planejado para ser adaptado conforme a orientação solar e a sombra própria do edifício devido a sua geometria.

Para o deslocamento interno entre os três quilômetros de extensão, o projeto contaria com uma frota de embarcações suspensas, como cápsulas em uma rede ferroviária acoplada na parte inferior da edificação, que transportariam passageiros de uma ponta a outra.

A construção, por enquanto, é um projeto. Em entrevista à CNN, os arquitetos responsáveis pela ideia do círculo suspenso, Najmus Chowdry e Nils Remess, explicaram que o Downtown Circle ainda é praticamente e financeiramente implausível. Segundo os profissionais, a pretensão objetivava “iniciar uma conversa”, como algo que “pode levar as pessoas a repensar o desenvolvimento urbano”.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X