AMP
Sanepar instala captação no Rio Ligeiro e amplia em 60% produção de água em CianorteFoto: SANEPAR

Sanepar instala captação no Rio Ligeiro e amplia em 60% produção de água em Cianorte

Com investimento de R$ 29,8 milhões, o empreendimento trará a garantia de abastecimento pelos próximos 20 anos. Além das obras de captação, estão sendo instalados 18,7......

Publicado em

Por CGN

Sanepar instala captação no Rio Ligeiro e amplia em 60% produção de água em CianorteFoto: SANEPAR

O Rio Ligeiro fará parte do sistema de abastecimento de água de Cianorte a partir do próximo ano. A Sanepar está instalando uma nova captação de água nesse manancial, que vai ampliar em quase 60% a capacidade de produção de água para abastecer os mais de 82 mil moradores da cidade do Noroeste do Paraná.

Com investimento de R$ 29,8 milhões, o empreendimento trará a garantia de abastecimento pelos próximos 20 anos. Além das obras de captação, estão sendo instalados 18,7 mil metros de adutora, que transportará a água do Rio Ligeiro até a estação de tratamento.

O sistema vai receber, ainda, mais 27,8 mil metros de redes e três estações de bombeamento para melhorar a distribuição de água para todas as regiões da cidade.

A ampliação do sistema de abastecimento vai beneficiar toda a população. “A Sanepar investe para atender a demanda atual e futura das cidades, e Cianorte estará com o abastecimento assegurado por pelo menos mais duas décadas”, destaca o gerente regional da companhia, Ezequiel de Souza Ribeiro.

As vantagens para a cidade são também de ordem econômica. Investimentos desse porte criam oportunidades de trabalho e movimentam a economia local. Ao longo da execução serão gerados cerca de 4.300 empregos, diretos ou indiretos.

A previsão é de que o novo sistema de captação de água entre em operação até o fim do primeiro semestre de 2024. A partir daí, a Sanepar irá suspender a captação no Ribeirão Bolívar, que está em operação desde a década de 1970 e passará a auxiliar em casos emergenciais.  

INTERLIGAÇÕES – A implantação das tubulações exige um cuidado a mais. Para assentar a adutora, estão sendo abertas valas, com corte do pavimento, gerando grande movimentação de terra. Para segurança de todos, algumas vezes é necessário a interdição total ou parcial de trechos das ruas, passeios e calçadas. Por esta razão, a Sanepar alerta para que os motoristas e pedestres fiquem atentos nos trechos de obras na saída para a Avenorte, nas avenidas Maranhão, Manduí e América e nas ruas Araguari e Padre Teobaldo, até a estação de tratamento, na área central.

As novas redes de abastecimento estão sendo assentadas em diversas regiões da cidade com a finalidade de ampliar e melhorar o sistema distribuidor. A cada trecho implantado são feitas as interligações das novas tubulações ao sistema operacional existente. Por isso, podem ocorrer interrupções no fornecimento de água de forma temporária. Nessas obras, também é necessário abertura de valas, calçadas e pavimentos. A Sanepar lembra que esses transtornos são rápidos e pontuais e que as obras visam o bem comum do abastecimento regular.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Corpus Christi: Centrais de Relacionamento da Sanepar fecham nesta quinta e sexta-feira
Sanepar inicia vistorias técnicas nas ligações de esgoto em imóveis de Arapoti
Agência de classificação de risco Fitch Ratings mantém triplo A da Sanepar
Sanepar abre licitação para ampliar abastecimento de água em Matinhos
Sanepar apresenta aos moradores do Novo Caximba soluções para o abastecimento
Sanepar destaca ações para antecipar universalização no Infra Sul GRI 2025
PPP da região Noroeste avança para levar mais saneamento a 48 municípios
Convênio viabiliza rede coletora em Missal e nova estação de tratamento em Itaipulândia
Sanepar amplia diálogo com prefeituras para fortalecer o saneamento no Paraná
Sanepar entrega para escolas de Apucarana material pedagógico com enfoque ambiental
Com melhoria no sistema, Sanepar aumenta produção de água tratada em 19% em Irati
Funcionários da Sanepar têm trabalhos premiados no Congresso da ABES
Empregados da Sanepar têm trabalhos premiados no Congresso da ABES
Alto índice de saneamento ajuda Paraná a ser referência em qualidade de vida, aponta IPS
Saneamento é destaque para o Paraná ser o 4º estado em qualidade de vida
Sanepar pauta discussões sobre licenciamento e resíduos sólidos no evento da ABES
Sanepar recebe comenda do Instituto Afro-Indígena por ações de promoção da igualdade racial
Destaque nacional, saneamento rural do Paraná é apresentado no Congresso da Abes
Programa de saneamento rural do Paraná é referência para o país no Congresso da Abes
Sanepar lança programas voltados à inovação aberta e sustentabilidade
Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X