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Ponte Rio Capanema PR-281 no limite entre Realeza e PlanaltoFoto: DER

Assinado contrato para reforma de pontes em cinco cidades do Sudoeste do Paraná

A ponte do Rio Lontra, em Salto do Lontra, vai receber quase um quarto do valor contratado. Estão previstos os serviços de tratamento e pintura da......

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Por CGN

Ponte Rio Capanema PR-281 no limite entre Realeza e PlanaltoFoto: DER

A Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), assinou contrato para a reforma de quatro pontes em rodovias estaduais na região Sudoeste, nos municípios de Planalto, Realeza, Salto do Lontra, Nova Esperança do Sudoeste e Marmeleiro. O investimento nas obras será de R$ 2,58 milhões.

A ponte do Rio Lontra, em Salto do Lontra, vai receber quase um quarto do valor contratado. Estão previstos os serviços de tratamento e pintura da passarela metálica anexa, reparo e recuperação da estrutura de concreto da ponte. Também será feito reparo total do pavimento do tabuleiro, substituição das juntas de dilatação e instalação de novas defensas metálicas.

A ponte do Rio Mombuco, entre Salto do Lontra e Nova Esperança do Sudoeste, vai receber serviços de recuperação da estrutura de concreto e também dos pilares, reforço estrutural nos aterros de acesso e novas defensas metálicas. E a ponte do Rio Capanema, entre Realeza e Planalto, receberá novos guarda-corpos, reforço nos pilares, recomposição de erosão nos aterros de acesso ao tabuleiro e novas defensas metálicas.

Estas três pontes ficam na PR-281, como pode ser visto neste mapa, consultando a aba CP 199/2022, em referência à identificação da licitação da obra.

A última do contrato, e a única localizada na PRC-280, é a ponte do Rio Marmeleiro, no município de mesmo nome. A estrutura será recuperada, recebendo também novos guarda-corpos e defensas metálicas, reforço dos pilares e recomposição de erosão em aterro.

Além dos serviços já mencionados, todas vão passar por mais melhorias, como limpeza, roçada de vegetação próxima e poda de galhos de árvore sobre a pista, recomposição e reforço de todas as estruturas com avarias ou desgaste, recuperação e instalação de novos dispositivos de drenagem, nova sinalização horizontal e vertical, novos dispositivos de segurança, caiação de barreiras, pintura com nata de cimento, entre outras.

As obras terão prazo de execução de 150 dias corridos e deverão evitar interditar totalmente as pontes. As estruturas estarão devidamente sinalizadas durante a execução das melhorias, orientando os usuários e garantindo a segurança de todos os envolvidos.

INFRAESTRUTURA – As obras de manutenção fazem parte de um pacote de investimento para reformar 195 pontes, viadutos e trincheiras em todas as regiões do Paraná, sendo o maior da história do Estado, com um investimento de R$ 114 milhões. No total, são 20 contratos licitados, com 14 já assinados.

Fonte: AEN

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