AMP
Mais de 10 mil pessoas aplaudiram Romeu e Julieta, do Balé Guaíra e Orquestra SinfônicaFoto: Maringas Maciel/Teatro Guaíra

Dez mil pessoas viram “Romeu e Julieta” no Teatro Guaíra; peça volta ao palco em junho

Devido ao grande sucesso de público, balé e orquestra voltam ao palco do Guairão com “Romeu e Julieta” nos dias 30 de junho, 01 e 02......

Publicado em

Por CGN

Mais de 10 mil pessoas aplaudiram Romeu e Julieta, do Balé Guaíra e Orquestra SinfônicaFoto: Maringas Maciel/Teatro Guaíra

A coreografia sincronizada de bailarinos e músicos emocionou mais de 10 mil pessoas em quatro noites de ingressos esgotados no Guairão no espetáculo ‘Romeu e Julieta”. Mais que números, o sucesso da primeira temporada da peça, que uniu o Balé Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná, dois grandes corpos artísticos públicos do Estado, foi sentido por aplausos calorosos, na interação e no reconhecimento do público.

Devido ao grande sucesso de público, balé e orquestra voltam ao palco do Guairão com “Romeu e Julieta” nos dias 30 de junho, 01 e 02 de julho. As vendas estão previstas para começar no dia 30 de maio, com anúncio pelas redes sociais e página oficial do Centro Cultural Teatro Guaíra.

“Luz, maquiagem, figurino, orquestra, tudo é perfeito. Não tenho palavras”, disse Sarah Elizama. Professora de música, ela já assistiu a outros espetáculos com a orquestra e o balé juntos, mas conta que, estudando teatro e dança, conseguiu ter um olhar bem apurado que revelou ainda mais beleza. “Estava tudo atrelado à incrível qualidade dos bailarinos e músicos. Um verdadeiro espetáculo”, disse.

Maravilhosa, inesquecível, fantástica foram definições usadas por seguidores das redes sociais do Centro Cultural Teatro Guaíra sobre as apresentações. “Fui duas vezes e iria mais se pudesse. Parecia um sonho”, disse uma seguidora. Houve outras manifestações entusiasmadas. “Ri e chorei na mesma intensidade” e “foi o primeiro balé que assisti e não vejo a hora de ver outros”.

A emoção também tomou conta de quem esteve no palco e nos bastidores. “Tenho a sensação de andar nas nuvens”, definiu o diretor do Balé Teatro Guaíra, Luiz Fernando Bongiovanni. Coreógrafo convidado em 2008 para a primeira montagem do clássico pela companhia do Teatro Guaíra e responsável pela coreografia deste ano, ele chegou a hesitar em retomar o espetáculo. “Mas, no final, quando vi em cena aquele figurino maravilhoso, o cenário e a iluminação atualizados e a reação calorosa do público, me convenci”.

“O Balé Guaíra tem conseguido algo muito importante, tanto em programas mais contemporâneos como mais tradicionais, que é atender sempre com excelência no horizonte”, comemorou Bongiovanni.

TURNÊS – Neste mês de maio, balé e orquestra iniciam turnês pelo Estado, separadamente. O diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro, explica que a circulação dos corpos artísticos está dentro do um plano do Governo do Estado democratizar a cultura.

“Estamos concretizando o desejo de levar o Guaíra para todos, com os espetáculos didáticos e com os espetáculos abertos ao público. É uma grande satisfação”, afirma. Embora não seja possível deslocar “Romeu e Julieta” do palco do Guaíra, pela complexidade e tamanho do cenário e figurino, o Balé Teatro Guaíra será protagonista de um grande movimento de democratização das artes no mês de maio.

O programa contemporâneo inclui “Piá”, de Alex Soares e “V.I.C.A.”, de Liliane de Grammont. As apresentações vão integrar a programação da 14ª Mostra Paranaense de Dança. A primeira cidade a receber a companhia será Ponta Grossa, nesta sexta-feira (05), com dois momentos: um ensaio didático para cerca de 300 crianças da rede pública de ensino e a apresentação gratuita e aberta ao público em geral, no Cine Teatro Ópera. Nas duas haverá acessibilidade, com libras e audiodescrição.

No domingo (07) é a vez de Guarapuava receber o balé no Teatro Municipal. Na sequência vem Campo Mourão (12), Foz do Iguaçu (14), Toledo (19), Dois Vizinhos (21), Apucarana (26) e Arapongas (28). Todas as apresentações são gratuitas.

Já a Orquestra Sinfônica do Paraná estará em Campina Grande do Sul no dia 17, com repertório para crianças, e dia 18, com repertório que vai mesclar música orquestral, em uma viagem pelo tempo, e música popular brasileira.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Multiartista curitibano Rimon Guimarães é o próximo a ocupar a Sala Aberta do MAC-PR
MON promove segundo ciclo de seminários com proposta de imersão no acervo
Com apoio do CJAP, jovens do Paraná são destaque em concurso de arte internacional
Teatro José Maria Santos recebe três peças neste final de semana
Literatura kitsch é assunto de reportagem especial do novo Cândido
MON oferece oficinas e mediações para interessados "mergulharem" nas obras
"Conexões": Balé Teatro Guaíra reúne coreógrafo francês, valsa e dança contemporânea
1º de maio: exposições no MON, MAC, MUPA e Alfredo Andersen são destaques do feriado
Guairinha recebe a ópera infantil "A Floresta em Chamas" em maio
Joana Vasconcelos é tema da edição de maio do Arte para Maiores no MON
Festival de dança O Corpo Negro oferece 60 atrações gratuitas no Rio
Rio ganha primeiro centro de referência de arte e cultura LGBTQIAPN+
Guairinha recebe show de 25 anos do grupo Barbatuques
Psicanálise no teatro, Titãs, Brutas no MAC-PR e Cinema na Praça estão na agenda cultural
Prêmio Jabuti recebe inscrições a partir desta quinta-feira
Artista contemporâneo Adão é o novo residente artístico do Museu Casa Alfredo Andersen
Série Ouro da Orquestra Sinfônica terá convidados especiais a partir de maio
MON oferece mediação gratuita pelas obras das artistas mulheres em exposição
Quarteto Il Divo celebra seus 20 anos com apresentação no Teatro Guaíra em maio
MIS-PR e Unespar celebram o Dia Nacional do Choro com músicos e pesquisadores
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile