AMP
Professor da Unespar toma posse na Academia Paranaense de Letras. Na foto, Fernando Severo, cineasta e professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).Foto: Unespar

Professor da Unespar toma posse na Academia Paranaense de Letras

Formado em Publicidade e Propaganda, com doutorado em  Fernando Severo desenvolveu habilidades no audiovisual por meio da produção de roteiros, montagens (edição de filmes e vídeos),......

Publicado em

Por CGN

Professor da Unespar toma posse na Academia Paranaense de Letras. Na foto, Fernando Severo, cineasta e professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).Foto: Unespar

O cineasta e professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Fernando Severo, tomou posse na Academia Paranaense de Letras (APL). O evento ocorreu na semana passada e marcou a participação do primeiro cineasta eleito para uma das 40 cadeiras da instituição cultural.

Formado em Publicidade e Propaganda, com doutorado em  Fernando Severo desenvolveu habilidades no audiovisual por meio da produção de roteiros, montagens (edição de filmes e vídeos), pesquisas e, também, na vida acadêmica. Tem no currículo prêmios do cinema nacional e internacional. Para o docente, o espaço na APL mostra a visão da instituição sobre a produção em diferentes linguagens.

“Essa é uma mistura das áreas, a Academia não quer mais ficar fechada no conceito de que letras é restrito a livros impressos de poesia ou de romance. Ela quer se abrir para essa grande mistura que está acontecendo hoje nas artes”, afirmou Fernando.

Nascido no interior de Santa Catarina, o professor Fernando se mudou para Curitiba para frequentar o cursinho preparatório para o vestibular de Engenharia Civil. Enquanto cursava a faculdade, conheceu a Cinemateca de Curitiba e se encantou pelo sétima arte. Desistiu da engenharia e ingressou no curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Desde então, se dedicou à produção de vídeos didáticos, filmes (longa e curta-metragem), montagem e roteiro. Em 2012 ingressou no quadro docente da Unespar, para ministrar aulas nos cursos de Bacharelado em Cinema e Audiovisual.

Para Fernando, a cadeira na APL é o reconhecimento da importância e espaço do cinema e audiovisual. “A Academia se abriu para fazer uma ponte com esse universo do cinema que normalmente não é tão conhecido do público em geral, porque circula em meios mais restritos, mas que tem muita importância para a evolução da sociedade”, finalizou.

ACADEMIA PARANAENSE DE LETRAS – A APL foi fundada em 1936 e conta com 40 cadeiras para acadêmicos. Atualmente o grupo conta com escritores, jornalistas, antropólogos, historiadores, músicos, médicos, autores de obras das artes plásticas, cênicas e musical, entre outras formações. A entrada do cineasta Fernando Severo marca a abertura para o audiovisual na instituição paranaense.

Para o presidente da APL, Paulo Vítola, o uso plural da palavra representa a diversidade da instituição. “O caso do Fernando vem comprovar a abertura que começou há algum tempo. Há pessoas das artes plásticas, eu mesmo sou muito mais ligado à música popular do que a literatura. São profissionais que usam a palavra de diferentes formas”, explicou.

CINEMA E AUDIOVISUAL – A Unespar oferece o curso de graduação em Cinema e Audiovisual em Curitiba. Os estudantes que passam pela instituição têm formação que possibilita atuar como produtores, diretores de fotografia, diretores, roteiristas, editores ou pesquisadores na área. O curso funciona no Campus Curitiba 2, na sede Boqueirão (Rua Salvador Ferrante, nº 1651 – Boqueirão). Para mais informações sobre o curso acesse aqui.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

UEM abrirá inscrições para os vestibulares de Inverno e EaD no dia 2 de maio
UEM abrirá inscrições para os concursos vestibulares de Inverno e EaD em 2 de maio
Aluna de medicina perde vaga na universidade por burlar Lei de Cotas
Centro da UEM desenvolve pesquisa genética com abelhas em Diamante do Norte
UENP promove segunda edição do Parque em Movimento com atividades gratuitas no sábado
12,8 mil alunos de graduação da UEL devem renovar as matrículas para 2024
Projetek da Unioeste entrega projetos de escola e CMEI para a Prefeitura de Iguatu
Com história de três gerações e mestranda amazonense, UEM amplia atendimento a indígenas
Universidade Estadual de Londrina divulga resultado do Vestibular dos Povos Indígenas
Com apoio de política estadual, indígena de Nova Laranjeiras cursa medicina na Unioeste
Operação Rondon Paraná 2024 define lista final dos municípios contemplados
Universidades estão com inscrições abertas para a Operação Rondon Paraná 2024
Mestrado em Educação: primeiro programa da UEPG completa 30 anos com 398 formados
Mestrado em Educação: primeiro programa da UEPG completa 30 anos em 398 formados
Investimentos nas universidades estaduais geram salto nas avaliações do MEC
Parceria com a Índia: Governo quer levar supercomputadores para as universidades estaduais
Em parceria com a Índia, Governo quer levar supercomputadores para as universidades estaduais
Unioeste divulga aprovados em seleção de Residência Técnica em Economia Rural
Universidade do Norte do Paraná lança curso de extensão sobre direito penal europeu
Cervos, araucárias e humanos: a pré-história do Paraná está nas paredes de Piraí do Sul
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile