AMP

Ministério da Saúde nega certificação ao Consamu

Certificado facilitaria a busca de recursos para o consórcio... ...

Publicado em

Por Fábio Wronski

O Ministério da Saúde indeferiu um pedido do Consamu (Consórcio Samu Oeste) que pleiteava ser reconhecido como entidade beneficente de assistência social. A certificação facilitaria a busca de recursos, tanto na esfera federal quanto na estadual. 

De acordo com José Peixoto da Silva Neto, diretor-geral do Consamu, atualmente quando o consórcio recebe recursos dos governos federal e estadual ou emendas parlamentares, a verba vem em nome dos municípios com destinação ao consórcio. O certificado permitiria que os recursos fossem repassados diretamento ao Consamu.

Recentemente o consórcio recebeu duas ambulâncias por meio de emenda parlamentar, mas elas vieram em nome do Município de Cascavel. “[a certificação] Facilitaria porque é uma situação que, na prática, fica mais dinâmico, como o consórcio é dinâmico”, avalia Peixoto.

Outro benefício que a certificação traz é a isenção da contribuição patronal dos encargos trabalhistas, mas isso não atingiria o Consamu. O consórcio já tem esse benefício, garantido por meio de uma ação judicial proferida há alguns anos.

O diretor diz que ainda não teve conhecimento do teor do parecer técnico que negou a certificação e afirma não entender porque foi negada a certificação . “É uma coisa relativamente simples”.

A portaria que indeferiu o pedido foi publicada hoje no Diário Oficial da União. O documento é assinado pelo secretário de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo.

Peixoto diz que assim que tomar conhecimento do parecer técnico, o consórcio apresentará recurso para continuar pleiteando o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS).

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile