
Covid-19: Prefeitura estima receber 3 mil testes rápidos ainda esta semana
Atualmente apenas os pacientes com quadros moderados e graves são testados......
Publicado em
Por Mariana Lioto
A prefeitura de Cascavel estima receber até sexta-feira os 3 mil testes rápidos do coronavírus (Covid-19) adquiridos ao custo de R$ 98 cada.
O município afirma que atualmente 36 pacientes aguardam resultado de exame. Outros 83 casos foram descartados com exame e 11 foram confirmados. Atualmente os testes tem demorado vários dias para ficar prontos pois é preciso encaminhar as amostras coletadas para Curitiba para fazer o processamento. Somente casos moderados e graves são testados.
“Desde a portaria federal de transmissão comunitária em todo território nacional, os testes só realizados em pacientes moderados e graves, e enviados ao Lacen para análise. Em pacientes leves, em isolamento domiciliar não são realizados testes conforme normas do Ministério da Saúde”.
A prefeitura tem atualmente 793 casos considerados suspeitos, desde, 258 já tiveram alta do isolamento domiciliar pois já passou o período de risco de transmissão. Pelas regras atuais não é possível saber quantas destas pessoas de fato tiveram a doença pois não foram feitos testes em todas. A prefeitura disse que não é possível estimar o número de casos positivos entre eles.
Nos casos onde o paciente procura a rede particular para fazer o teste, o Município só é notificado quando o caso é positivo.
Outras iniciativas
Além dos testes adquiridos pela prefeitura, o Governo Federal recebeu 500 mil testes rápidos que devem começar a ser distribuídos.
O HUOP também divulgou hoje uma campanha para pedir doações que possibilitem a compra de testes.
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou