Lula diz que governo pode ajudar CBF a trazer Copa do Mundo feminina em 2027

De acordo com Lula, o evento também será de consciência política, diante do forte preconceito de gênero que ainda há no Brasil. “O governo estará à...

Publicado em

Por Agência Estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocou o governo à disposição para ser sede da próxima Copa do Mundo de futebol feminino, em 2027. No primeiro discurso após diagnóstico de pneumonia na semana passada, o presidente citou a Copa do Mundo de 2014 e destacou a infraestrutura do País como uma “vantagem” para receber o evento em 2027.

De acordo com Lula, o evento também será de consciência política, diante do forte preconceito de gênero que ainda há no Brasil. “O governo estará à disposição da CBF para fazer o que for necessário para que a gente consiga trazer em 2027 a Copa do Mundo Feminina”, destacou o chefe do Executivo. “Será um evento extraordinário.”

De acordo com ele, a ministra do Esporte, Ana Moser, presente no evento, terá todo apoio para que o Brasil seja uma potência olímpica.

No evento desta quinta, Lula assinou decreto que cria a Estratégia Nacional para o Futebol Feminino. Implementada pelo Ministério do Esporte, a iniciativa prevê a promoção de medidas para o desenvolvimento do futebol feminino profissional e amador no País.

O decreto determina que, em 120 dias, o Ministério do Esporte elabore um diagnóstico da situação atual do futebol feminino no País e um Plano de Ações até 2025 para a implantação da Estratégia. Outros pontos da Estratégia Nacional são o combate à discriminação de mulheres nas práticas relacionadas ao futebol e o fomento à participação das mulheres em posições de gestão, na arbitragem e na direção técnica de equipes.

Na cerimônia, Lula recebeu a taça da Copa do Mundo de Futebol Feminino, prevista para ocorrer entre 20 de julho e 20 de agosto, na Austrália e na Nova Zelândia.

No evento, participaram o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), os embaixadores no Brasil dos países anfitriões do evento, Sophie Davies (Austrália) e Richard Prendergast (Nova Zelândia), além do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues; e de representantes da Fifa.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X