Bolsas da Europa sobem, com queda das preocupações com setor bancário

A CMC Markets pondera que os mercados europeus lutaram por uma direção hoje, com a pressão de alta nos rendimentos de curto prazo servindo como um...

Publicado em

Por Agência Estado

As principais bolsas europeias fecharam em alta nesta terça-feira, 28, enquanto a perspectiva de um setor bancário resiliente continua a predominar. No entanto, dúvidas ainda permanecem, e autoridades europeias mantêm o coro de que o sistema financeiro precisa ser monitorado com atenção.

A CMC Markets pondera que os mercados europeus lutaram por uma direção hoje, com a pressão de alta nos rendimentos de curto prazo servindo como um obstáculo modesto à capacidade dos mercados de construir solidamente sobre os ganhos vistos na segunda-feira. “Ainda parece haver muita cautela quando se trata de elevar os preços, após a turbulência da semana passada, com o desempenho superior dos recursos básicos e do setor de energia compensando a fraqueza do setor imobiliário comercial, ajudando a manter o FTSE 100 em território positivo”, destaca.

Em Londres, o FTSE 100, registrou alta de 0,17% a 7.484,25 pontos. Papéis da BP (+2,30%), Anglo American (+1,12%) e Rio Tinto (+2,03%) subiram.

Presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Andrew Bailey, disse nesta terça não acreditar que os recentes transtornos envolvendo bancos na Europa e nos EUA estejam causando estresse no Reino Unido. Ele ainda comentou que a questão do Credit Suisse foi um problema específico do banco suíço. Bailey admitiu, no entanto, que “estamos atravessando um período de tensão elevada e estado de alerta”.

Já o presidente do Conselho Supervisor do Banco Central Europeu (BCE), Andrea Enria, disse que os recentes transtornos no setor bancário global confirmam que uma “supervisão forte e exigente é mais necessária do que nunca”. Também do BCE, Pablo Hernández de Cos afirmou que a “incerteza do contexto macrofinanceiro pode gerar uma alta persistente do custo de financiamento”.

Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,09%, a 15.142,02 pontos. O CAC 40, em Paris, avançou 0,14%, a 7.088,34 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, fechou em alta de 0,47%, a 26.329,46 pontos. Já em Madri, o índice Ibex 35 teve alta de 0,40%, a 8.941,83 pontos. Na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 subiu 0,92%, a 5.835,62 pontos.

Entre gigantes bancários europeus, a ação do Deutsche Bank caíram 1,37%, HSBC fechou estável e Santander subiu 1,22%.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X