Tensão entre Indonésia e Israel faz Fifa adiar chaveamento do Mundial Sub-20

Nação de maioria muçulmana mais populosa do mundo, a Indonésia apoia a Palestina no centenário conflito com Israel. Ao longo da última semana, Wayan Koster,...

Publicado em

Por Agência Estado

A Fifa decidiu adiar o sorteio do Mundial Sub-20 de Futebol Masculino após observar o crescimento da tensão entre Indonésia, país-sede do evento, e Israel, que terá sua seleção entre as participantes. O chaveamento deveria acontecer na próxima sexta-feira, mas posicionamentos de figuras públicas, assim como de parte da sociedade do país transcontinental, fizeram a entidade dar um passo para trás. O adiamento foi anunciado pela Federação de Futebol da Indonésia, neste domingo, e a Fifa ainda não se pronunciou oficialmente.

Nação de maioria muçulmana mais populosa do mundo, a Indonésia apoia a Palestina no centenário conflito com Israel. Ao longo da última semana, Wayan Koster, governador de Bali, onde está localizado um dos seis estádios que serão utilizados no Mundial, pediu que a seleção israelense fosse impedida de disputar a competição. Além disso, grupos islâmicos conservadores organizaram protestos na capital Jacarta e fizeram coro ao pedido de banimento.

A disputa do Mundial Sub-20 está marcada para o período entre 20 de maio e 11 de junho, com a participação de 24 seleções. Originalmente, a competição seria disputada em 2021, mas foi adiada por causa da pandemia de covid-19. A Indonésia foi escolhida como sede em 2019 e aceitou os critérios apresentados pela Fifa para receber o evento.

Israel conseguiu a vaga para disputar o torneio ao alcançar as semifinais do Campeonato Europeu Sub-19. Depois, foi ainda mais longe e chegou também à final, mas perdeu o título para a Inglaterra. Caso a Indonésia não resolva a situação referente à participação dos israelenses, a federação de futebol do país corre o risco de ser suspensa pela Fifa e perder o direito de disputar as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

A responsabilidade de contornar o cenário conturbado passa pelas mãos de Erick Thohir, presidente da Federação Indonésia de Futebol, acionista do Philadelphia 76ers e ex-presidente da Inter de Milão.

O Brasil, campeão sul-americano sob o comando de Ramon Menezes, está entre as seleções que irão disputar o Mundial Sub-20l. Ramon viveu um breve período interino da seleção principal, enquanto a CBF não define o substituto de Tite, mas voltará ao comando da equipe de base.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X