AMP

Polícia Penal conclui mais uma turma do Curso de Transição em Operações, em Cascavel

O evento aconteceu no auditório principal do Centro Cultural Gilberto Mayer e contou com a participação de autoridades locais além de familiares dos formandos....

Publicado em

Por CGN

A Polícia Penal do Paraná, por meio da Coordenação Regional de Cascavel, realizou na última terça-feira (21), a cerimônia de Formatura de 30 policiais penais da 2ª Turma do Curso de Transição em Operações para a Polícia Penal (CTOPP).

O evento aconteceu no auditório principal do Centro Cultural Gilberto Mayer e contou com a participação de autoridades locais além de familiares dos formandos.

O ato marca o fim de um ciclo de 14 dias de atividades de capacitação prática para policiais penais que integram o Sistema Penitenciário da Região Oeste do Paraná.

Durante o discurso, na mesa de honras, o Coordenador Regional da Polícia Penal em Cascavel, Thiago Correia, destacou a importância da ação para os policiais penais.

“Isso demonstra um importante passo da Polícia Penal do Paraná, no que se refere a transição da nova carreira. Sem dúvidas a Polícia Penal, hoje, é uma das forças de segurança mais preparadas para capacitar os próprios integrantes. Capacitação que demonstra a evolução desta importante instituição”, afirmou Thiago.

O curso, organizado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário – Espen – da Polícia Penal do Paraná, surgiu com a necessidade de aperfeiçoar táticas e padronizar procedimentos a partir do novo regramento nacional, proposto pela Emenda Constitucional 104/2019 que reconheceu a carreira da Polícia Penal no Brasil, antigamente integrada por agentes penitenciários.

No Paraná a regulamentação da Lei que instituiu o quadro próprio da Polícia Penal, ocorreu em outubro de 2021.

Além dos ensinamentos práticos a formação também contempla uma carga horária teórica, realizada por meio de plataforma digital na modalidade de Ensino a Distância.

O coordenador geral do CTOPP Paraná, Rodrigo Alves Almeida, destacou que a profissionalização dos policiais penais do Estado é realizada com instrutores da própria Polícia Penal.

“O curso tem o objetivo de capacitar os policiais penais para algumas demandas que antes eram realizadas com o apoio de outras forças de segurança, entre elas questões relacionadas a escoltas, abordagens e segurança externa. Todos os instrutores buscaram conhecimento técnico com outras instituições, entre elas Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, entre outras. Hoje adquiriram esse conhecimento técnico para a aplicação aos demais policiais penais”, contou.

Os 30 formandos receberam um certificado do curso e o brevê que os habilita operadores para o uso de armamento curto e longo além de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo, empregados com tecnologias não letais.

Servidor de carreira há 15 anos no Estado do Paraná, o policial penal, Robson Martins, explica que a qualificação foi bastante aguardada, principalmente após a reestruturação da carreira.

“Chegamos a um nível de excelência na Polícia Penal, onde os próprios colegas de farda, instrutores de alto nível, conseguem compartilhar o conhecimento conosco e com outras forças. A evolução foi muita aguardada, muito esperada. Sentimento de gratidão para nós que aguardávamos esse importante passo”, finaliza.

CTOPP

O curso de transição em operações de polícia penal tem carga horária de 260 horas, sendo 140 do módulo operacional presencial e mais 120 de atividade na plataforma de educação a distância da Espen. O projeto pretende atender mais de 2 mil servidores no Estado, envolvendo todas as regionais da Polícia Penal.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile