AMP
O governador em exercício Darci Piana participou nesta quinta-feira (16) da posse do novo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri. A cerimônia contou com a participação dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez.Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Piana diz que cooperação entre Estado e Itaipu Binacional fortalece o crescimento do Paraná

Verri substitui Anatalicio Risden Junior, que esteve à frente da Diretoria-Geral Brasileira desde fevereiro de 2022 e foi também diretor financeiro executivo da binacional. ......

Publicado em

Por CGN

O governador em exercício Darci Piana participou nesta quinta-feira (16) da posse do novo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri. A cerimônia contou com a participação dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez.Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O governador em exercício Darci Piana participou nesta quinta-feira (16) da posse do novo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri. A cerimônia contou com a participação dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez.

Verri substitui Anatalicio Risden Junior, que esteve à frente da Diretoria-Geral Brasileira desde fevereiro de 2022 e foi também diretor financeiro executivo da binacional. 

Piana disse que a continuidade dos investimentos da Itaipu Binacional em parceria com o Governo do Estado, que viabilizam nos últimos anos a construção da Ponte de Integração Brasil-Paraguai, a duplicação da Rodovia das Cataratas, a ampliação da pista do Aeroporto de Foz do Iguaçu e a revitalização da Estrada Boiadeira, entre outros projetos, é importante para o desenvolvimento econômico do Paraná.

“Itaipu é muito importante para o Paraná, e todos os presidentes e diretores que passaram por aqui mantiveram um bom diálogo com o Governo do Estado. Vamos manter esse bom relacionamento, a porta aberta para a conversa. Itaipu já garantiu grandes investimentos ao Paraná”, afirmou o governador em exercício. “Estamos dispostos a colaborar com o desenvolvimento e com o crescimento de Itaipu, e fazer com que as pessoas sejam beneficiadas com aquilo que é construído aqui”. 

Ele citou o exemplo da Estrada Boiadeira, cuja obra entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, está praticamente finalizada. “Há mais de 50 anos a população esperava pelas obras da Boiadeira, que agora está praticamente pronta graças à ajuda da Itaipu, colocada à disposição da gente do Paraná e do nosso País, o que vai permitir o progresso, a criação de novos investimentos e mais empregos”, ressaltou. 

O presidente Lula destacou os 50 anos do tratado entre o Brasil e o Paraguai que permitiu a construção da usina e a importância política de Itaipu no desenvolvimento social e econômico. “Ela tem que contribuir com o desenvolvimento do Brasil e do Paraguai, compartilhar o que ela recebe com a sociedade, para que a sociedade receba os benefícios que precisa”, afirmou. 

O novo diretor-geral brasileiro disse que deve fortalecer o papel estratégico de Itaipu no desenvolvimento nacional e do Estado. “Queremos participar ativamente e subsidiar políticas do governo federal, em parceria com o governo estadual e os governos municipais do Paraná. A Itaipu vai continuar a ter um olhar prioritário ao local onde está inserida e para as comunidades no seu entorno”, afirmou Verri.

DIRETORIA – Os membros da Diretoria Executiva são nomeados para um período de cinco anos, podendo ser reconduzidos ou substituídos a qualquer momento pelos governos do Brasil ou do Paraguai. A normativa consta no Artigo 12 do Anexo A do Tratado de Itaipu. 

Nascido em Maringá, Enio Verri, 61 anos, é economista e mestre em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutor em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP), além de especialista em Teoria Econômica pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana. Também é professor aposentado do Departamento de Economia da UEM.

O novo diretor tem experiência na administração pública, nas esferas municipal, estadual e federal. Foi secretário municipal de Fazenda (2001 – 2003) e secretário de Governo (2003 – 2004) em Maringá. Atuou como assessor técnico na Presidência da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, (2004 – 2005) e chefiou o gabinete do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2005 – 2006).

Foi secretário de Estado de Planejamento, deputado estadual por dois mandatos e foi reeleito para o segundo mandato como deputado federal. Ele também integrou o grupo temático de Planejamento, Orçamento e Gestão da equipe de transição do presidente Lula.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade os ministros da Casa Civil, Rui Costa; de Relações Exteriores, Mauro Vieira; e de Minas e Energia, Alexandre Silveira; o diretor-geral paraguaio da Itaipu Binacional, Manuel Maria Cacéres; o ministro de Relações Exteriores do Paraguai, Julio Arriola; as primeiras-damas do Brasil, Rosângela Lula da Silva; e do Paraguai, Silvana Lopez Moreira; o chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, João Carlos Ortega; o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Sérgio Vieira; os presidentes da Copel, Daniel Slaviero, e da Sanepar, Claudio Stabile; o diretor-geral da Copel Geração e Transmissão, Moacir Bertol; o diretor-geral do Detran, Adriano Furtado; os deputados federais Zeca Dirceu, Gleisi Hoffmann e Aliel Machado; os deputados estaduais Ademar Traiano e Elton Welter; o presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e prefeito de Santa Tereza do Oeste, Élio Marciniak; e o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro.

Fonte: AEN

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X