AMP

Museu promove formação de educadores sobre temas indígenas

O Museu das Culturas Indígenas (MCI), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim, realiza todo mês o ciclo de formação de......

Publicado em

Por CGN

O Museu das Culturas Indígenas (MCI), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim, realiza todo mês o ciclo de formação de professores. A iniciativa, destinada a educadores e membros de instituições de ensino, terá a edição de março nesta quinta-feira (16), das 10h às 12h e das 14h às 16h. Ministrado por mestres de saberes, membros indígenas do programa educativo do museu, o encontro oferece oficinas e atividades para o aprofundamento de temáticas indígenas em escolas e em demais espaços de aprendizagem. 

A iniciativa é prevista na Lei nº 11.645/2008, que torna obrigatório o estudo da história e da cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio. O tópico sobre a temática indígena foi agregado na lei original e completou 20 anos em janeiro. 

O ciclo de formação no MCI oferece apoio aos educadores para que tenham conhecimento mais aprofundado e qualificado sobre os povos originários. Durante o encontro, os participantes têm a oportunidade de discutir as dúvidas que surgem em sala de aula, direcionando a dinâmica da atividade de acordo com as demandas reais da educação brasileira.

Museu 

O Museu das Culturas Indígenas é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (Acam) – organização social de cultura – em parceria com o Instituto Maracá, associação sem fins lucrativos que tem como finalidade a proteção, difusão e valorização do patrimônio cultural indígena. O MCI apresenta proposta inovadora de gestão compartilhada a ser construída ao longo da experiência, com o fortalecimento do protagonismo indígena. 

É um espaço de diálogo intercultural, pluralidade, encontros entre povos indígenas e não indígenas, onde a memória da ancestralidade permite aos diversos povos originários compartilharem suas mensagens, ideias, saberes, conhecimentos, filosofias, músicas, artes e histórias. 

Fonte: Agência Brasil

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile