Licitação para contratar funcionários para o Armazém da Família de Colombo é suspensa

O ato foi provocado por Representação da Lei nº 8.666/1993......

Publicado em

Por Maycon Corazza

Está suspenso o Pregão Presencial nº 86/2019, lançado pela Prefeitura de Colombo. A decisão foi tomada em medida cautelar adotada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). A licitação, cujo valor máximo previsto é de R$ 666.391,14, objetiva a contratação de empresa para prestação de serviços de mão de obra nas funções de operador de caixa, repositor e servente de limpeza, a serem exercidas no Armazém da Família desse município da Região Metropolitana de Curitiba.

O ato foi provocado por Representação da Lei nº 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos) interposta pela Apta Serviços de Limpeza Ltda. Na petição, a interessada alegou que, após desclassificar a primeira colocada no certame, em função do acolhimento de recursos apresentados pelas demais interessadas, e declarar uma nova vencedora provisória da disputa, o pregoeiro não permitiu que três licitantes recorressem novamente, sem apresentar justificativa para tanto.

Para o relator do processo, conselheiro Durval Amaral, a conduta do servidor, além de afrontar o próprio instrumento convocatório da licitação, feriu o artigo 4º, inciso XVIII, da Lei nº 10.520/2002. A norma, que regulamenta a realização de pregões pela administração pública, garante o direito de as licitantes manifestarem a imediata decisão de recorrer assim que for declarada a vencedora do procedimento licitatório. Caberia, então, ao pregoeiro, a rejeição dos pedidos, porém sempre de forma justificada.

O despacho, de 22 de outubro, foi homologado na sessão do Tribunal Pleno do TCE-PR desta quarta-feira (30). Com a suspensão, foi aberto prazo de 15 dias para apresentação de defesa por parte do Município de Colombo, da prefeita Beti Pavin, do secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Márcio Roberto Toniolo, e do pregoeiro José Carlos Vieira. Os efeitos da medida perduram até que o Tribunal decida sobre o mérito do processo.

O texto é da assessoria de imprensa.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile