Defesa abre Centro de operações e CGU lança canal de denúncias sobre covid-19

Conforme o Ministério da Defesa, dez comandos conjuntos cobrem todas as regiões do País, além do Comando Aeroespacial (Comae). Eles vão receber as demandas e planejar...

Publicado em

Por Agência Estado

O Ministério da Defesa inaugurou nesta sexta-feira (20) um Centro de Operações Conjuntas para coordenar a participação das Forças Armadas no combate à covid-19. Outro órgão federal, a Controladoria Geral da União (CGU) lançou um canal para denúncias de irregularidades relacionados ao novo coronavírus.

Conforme o Ministério da Defesa, dez comandos conjuntos cobrem todas as regiões do País, além do Comando Aeroespacial (Comae). Eles vão receber as demandas e planejar a atuação do Exército, Marinha e Aeronáutica.

Os militares atuarão em apoio operacional e logístico ao governo federal, governos estaduais e prefeituras, dando suporte, por exemplo, ao controle de entrada nos aeroportos, portos e terminais marítimos e controle de fronteiras secas, a triagem de suspeitos de infecção e a montagem de hospitais de campanha.

“Devido à possibilidade de elevada demanda e da limitada disponibilidade e capacidade desses meios, o apoio dos hospitais de campanha será avaliado com especial cuidado”, divulgou o ministério, em nota. Segundo a pasta, os hospitais têm baixa quantidade de leitos por terem sido idealizados para emprego em operações militares e humanitárias.

As unidades especializadas em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) – uma equipe capacitada fez o resgate de brasileiros isolados em Wuhan, China, em fevereiro – ficarão disponíveis para descontaminação de pessoal, ambientes e materiais.

Canal de denúncias

A CGU lançou no portal um canal específico no portal Fala.BR para receber reclamações sobre órgãos federais e agentes públicos, como a falta de insumos e equipamentos hospitalares e a desobediência das restrições preventivas. As denúncias podem ser anônimas e serão encaminhadas para a Ouvidoria-Geral da União, responsável por encaminhar as manifestações.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X