AMP

EUA dizem que há mais de 6 mil crianças ucranianas em campos russos

Um relatório norte-americano alega que existe uma rede de campos russos com a missão de "reeducar" crianças ucranianas de acordo com os padrões intelectuais definidos por......

Publicado em

Por CGN

Um relatório norte-americano alega que existe uma rede de campos russos com a missão de “reeducar” crianças ucranianas de acordo com os padrões intelectuais definidos por Moscou. Mais de 6 mil crianças estariam nos locais.

Desde o início da guerra, há quase um ano, milhares de crianças, incluindo bebês a partir de quatro meses de idade, teriam sido levadas e distribuídas por 43 campos em toda a Rússia.

Implantados desde a Crimeia até a Sibéria, os centros se destinariam à “educação patriótica e militar pró-Rússia”, de acordo com o documento financiado pelo Departamento de Estado dos EUA e elaborado pelo Yale Humanitarian Research Lab – Laboratório de Investigação Humanitária da Escola de Saúde Pública de Yale.

Segundo Nathaniel Raymond, co-autor do relatório de Yale, as crianças também receberiam treinamento militar, embora não tenham sido encontradas provas de que estariam sendo levadas para a guerra.

O relatório acrescenta que centenas dessas crianças são mantidas nos campos para além da data programada de retorno. O documento também afirma que o processo de adoção e criação de meninos e meninas ucranianas teria sido acelerado “desnecessariamente”, no que poderia constituir um crime de guerra.

“As evidências crescentes das ações da Rússia expõem os objetivos do Kremlin de negar e suprimir a identidade, a história e a cultura da Ucrânia”, alega o Departamento de Estado dos EUA em comunicado.

“Os impactos devastadores da guerra de Putin sobre as crianças da Ucrânia serão sentidos por gerações”, sublinha.

“Em muitos casos, a Rússia pretendia receber temporariamente as crianças da Ucrânia sob o disfarce de um acampamento de verão gratuito, para depois se recusar a devolvê-las e cortar todo o contato com as famílias” argumenta Price.

Pressão sobre as famílias

O relatório cita assessores de Putin, como Maria Lvova-Belova, a comissária presidencial para os direitos das crianças, que teria anunciado a adoção de 350 crianças por famílias russas e que mais de mil estariam aguardando a confirmação do processo.

A embaixada da Rússia em Washington respondeu às conclusões do relatório no Telegram. “A Rússia aceitou crianças que foram forçadas a fugir com as suas famílias dos bombardeios”, alegando ainda que: “fazemos o possível para manter menores de idade em famílias e, em casos de ausência ou morte de pais e parentes –  transferir os órfãos sob tutela”.

O documento norte-americano, no entanto, contradiz estas alegações, dizendo que alguns pais foram pressionados a dar consentimento para mandar embora os filhos. Outros, diz o relatório, “são enviados com o consentimento dos pais por um período acordado de dias ou semanas e devolvidos à família conforme programado originalmente” – mas muitos não o são.

“Depois de ligar para o diretor do campo, uma mãe teria sido informada de que as crianças não poderiam ser devolvidas porque há uma guerra”, detalha a investigação.

Estes centros russos também estariam dificultando a recuperação das crianças: os filhos só seriam liberados se os pais viessem buscá-los fisicamente; soma-se ao preço da viajem, a proibição de que homens entre 18 e 60 anos abandonem a Ucrânia.

“Uma parcela significativa dessas famílias têm rendimentos baixos e não tem condições financeiras para fazer a viagem. Algumas famílias foram forçadas a vender pertences e viajar por quatro países para se reencontrar com os seus filhos”, constatou o relatório.

Crime de guerra

A atividade russa “em alguns casos pode constituir um crime de guerra e um crime contra a humanidade”, enquadrada como sequestro de crianças e tratamento de civis durante a guerra, de acordo com a Convenção de Genebra, defende o investigador Nathaniel Raymond.

As autoridades da Ucrânia denunciaram recentemente que mais de 14,7 mil crianças foram deportadas para a Rússia e algumas, exploradas sexualmente.

O relatório recorreu a entrevistas e reuniu informação com a ajuda de imagens de satélite e contas públicas. O documento deixa claro que o número de crianças enviadas para os acampamentos é “provavelmente significativamente maior” do que as seis mil confirmadas.

O Laboratório de Investigação Humanitária (LPH) é um grupo de professores e alunos que se dedica a investigar e abordar crises humanitárias em todo o mundo. O LPH da Escola de Saúde Pública de Yale procura documentar alegadas violações do Direito Internacional e crimes contra a humanidade.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Agência Brasil

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile