AMP
-Foto: Kraw Penas/SEEC

Carnateca, exposição no Parcão e outras atividades gratuitas recheiam a agenda cultural

Os espaços culturais do Estado também contam com as exposições lançadas há algumas semanas, como “Invisível e Indizível”, do artista espanhol Jaume Plensa, no MON, "Ante......

Publicado em

Por CGN

-Foto: Kraw Penas/SEEC

A Agência Estadual de Notícias reúne todas as sextas-feiras os principais destaques e as novidades da programação das instituições culturais do Estado. Na semana que antecede o Carnaval, o destaque é para o Carnateca neste sábado na Biblioteca Pública do Paraná. Outras atrações gratuitas, como oficinas, bate-papos e apresentação musical, movimentam a agenda cultural.

Os espaços culturais do Estado também contam com as exposições lançadas há algumas semanas, como “Invisível e Indizível”, do artista espanhol Jaume Plensa, no MON, “Ante ecos e ocos”, que apresenta a cultura afro-brasileira por meio de um recorte mais local, no MUPA, e “Kalk: 91 anos de história”, em homenagem ao fotógrafo José Kalkbrenner, no MIS. 

Confira as novidades:

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Como parte da programação de oficinas, o MON realiza na próxima quarta-feira (15) a atividade artística “Captador de Dimensões: Oficina de Caleidoscópio”, com sessões gratuitas às 13h30 e às 15h30. A proposta é que os participantes construam um brinquedo óptico semelhante a um caleidoscópio, que permitirá enxergar as coisas de uma forma diferente. As oficinas são recomendadas para maiores de 5 anos, mas a participação de um adulto é obrigatória durante as atividades. As inscrições são liberadas 15 minutos antes e por ordem de chegada na fila, sujeita a lotação.

Já está aberta nos jardim do MON, o conhecido Parcão, as instalações artísticas do projeto “MON Sem Paredes”. Obras dos artistas Gustavo Utrabo e Mariana Palma ocupam pela primeira a área verde, que pode ser acessada pelo público de forma gratuita. A proposta e a curadoria do projeto são de Marc Pottier. Na área interna do museu, no hall do Pátio das Esculturas, o público pode conferir, simultaneamente, maquetes e desenhos feitos pelo paranaense Gustavo Utrabo durante o processo de concepção de sua obra que está do lado de fora.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) 

O MIS-PR promove apresentação musical gratuita em seu espaço, na próxima quarta-feira, às 17 horas, finalizando a programação de férias do museu. O trio curitibano Frugale, composto por Níccolo B. Santana, Lucas “Pot” Vautier e Vinicius Vianna, tocará uma mistura de rock e blues e as mais diversas influências musicais contemporâneas.

Museu Paranaense (MUPA)

Na próxima terça-feira (14), às 19h30, a artista mineira Marilá Dardot, em cartaz no Museu Paranaense (MUPA) com a exposição individual “ainda sempre ainda”, vem a Curitiba para uma mesa-redonda no espaço com mediação de Luisa Duarte, que assina o texto crítico da mostra. A mesa-redonda “Reconfigurar efemeridades: a opacidade da memória” é gratuita, aberta a todos os públicos e não há necessidade de inscrição prévia. A recomendação é chegar cedo para garantir lugar.

Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG)

Concerto em Ri Maior – espetáculo de circo/teatro com apresentações dias 10 e 11 de fevereiro (sexta e sábado), às 21h, e 12 de fevereiro (domingo), às 19h, no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). Ingressos no Ticket Fácil.

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Carnateca – A Biblioteca Pública do Paraná promove neste sábado (11) o primeiro Carnateca, evento pré-carnavalesco para crianças e adultos. A programação, que começa às 9h, inclui uma roda de samba do projeto Samba do Compositor Paranaense e atrações na Seção Infantil — bailinho, pintura facial, decoração de máscaras, distribuição de kits com confete e serpentina e uma oficina ministrada pelas regentes do coral infantojuvenil da BPP (Cantateca). A entrada é gratuita e a Biblioteca convida todo o público a comparecer fantasiado.

Sábado Lúdico – evento para crianças de 6 a 12 anos, voltado para o aprendizado de RPG e card games. Sábado (11), das 11h30 às 13h. Na Gibiteca da BPP. 

Cine Inclusivo – sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Títulos disponíveis neste mês: “A Casa da Mãe Joana” (classificação 14 anos), “A Mulher Invisível” (classificação 14 anos) e “Orquestra dos Meninos” (classificação 10 anos). Agendamento pelo telefone (41) 3221-4985. Sexta-feira (10), das 8h30 às 18h, e sábado (11), das 8h30 às 13h. Na Seção Braille

Endereços 

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba – PR

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba – PR

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba – PR

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba – PR

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba – PR

(41) 3331-7579

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo s/n – Centro, Curitiba – PR

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba – PR

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini Guaíra) – Rua Amintas de Barros s/n – Centro, Curitiba – PR

Teatro José Maria Santos – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba – PR

Fonte: AEN

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X